Dassault fará manutenção dos caças Mirage 2000 da França pelos próximos 14 anos

Caça Dassault Mirage 2000 5F França - Acidente.

A frota de caças Mirage 2000 da Força Aérea e Espacial da França receberão suporte de manutenção da Dassault Aviation pelos próximos 14 anos. A fabricante e a Direção de Manutenção Aeronáutica (DMAé) do Ministério das Forças Armadas da França fecharam de longo-prazo para a manutenção dos caças, anunciou a Dassault na segunda-feira (17). 

Sob o contrato designado “Balzac”, a Dassault se torna responsável pela manutenção de quase todos os equipamentos das versões B/C, -5 e D do Mirage 2000, incluindo aqueles que passaram por uma atualização de meia vida, até a aposentadoria dos aviões, prevista para a próxima década. Ao todo, a França possui 131 caças Mirage 2000 das quatro variantes. 

Caças de ataque ao solo Mirage 2000D.

A manutenção dos motores SNECMA M53 e os serviços prestados pela SIAé (Service Industriel de l’Aéronautique) são objetos de contratos separados.

Este contrato está alinhado com a estratégia do DMAé de verticalizar a manutenção aeronáutica, conforme preconiza o ministro das Forças Armadas francês, ao atribuir responsabilidades de apoio a um único contratante principal”, declarou Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation

Mirage 2000D com o pod ASTAC. Foto: Thales.

OBALZAC segue o contrato de manutenção RAVEL para o Rafale, que foi concedido em maio de 2019 por um período de 10 anos, bem como o contrato de manutenção OCEAN para a aeronave de patrulha marítima Atlantique 2 por 10 anos também. Nossa experiência como arquiteto industrial e integrador de sistemas complexos nos permite assumir contratos desse tipo. Estamos muito honrados com esta nova expressão de confiança do Ministério das Forças Armadas da França.”

 
Mirage 2000-5F. Foto: Rob Schleiffert via Wikimedia (CC BY-SA 2.0)

A companhia destaca que com o BALZAC, seguirá com seu compromisso de longo prazo e amplia seu escopo, com garantia de disponibilidade, com base em preço fixo, dando visibilidade ao governo francês e seus parceiros industriais.

Este contrato será implementado por uma equipe integrada, que reunirá fabricantes e Forças, com base na experiência desenvolvida ao longo de mais de 40 anos no Mirage 2000 e que ajudou a consolidar o forte vínculo de confiança entre a Dassault Aviation e a Força Aérea.

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Sair da versão mobile