A Dassault Aviation apresentará o Falcon 8X de ultralongo alcance na edição deste ano da feira Expo Africa Aerospace & Defense (AAD).

Será a primeira aparição do trimotor neste evento, que será inaugurado na Base Aérea de Waterkloof, na África do Sul, perto de Joanesburgo, em 19 de setembro.

Os Falcons de três motores da Dassault são muito populares entre os operadores africanos, que valorizam muito sua flexibilidade, confiabilidade e economia operacional. A demanda tem sido especialmente forte nos últimos anos para os trimotores usados, em particular os modelos Falcon 900.

Interior do Falcon 8X- Foto/Divulgação Dassault

A frota regional também inclui um grande número de modelos em produção, liderados pelo Falcon 7X, trimotor de longo alcance (11020 km), que pode conectar as capitais africanas diretamente aos destinos mais populares do mundo, incluindo, por exemplo, na Europa, aeroportos restritos como London City ou Gstaad, e a linha Falcon 2000, cuja versatilidade e economia operacional incomparáveis são muito apreciadas na região.

“Apesar de desafiador, o mercado africano continua dinâmico tanto para jatos Falcon novos quanto usados, cuja robustez, agilidade e eficiência são altamente valorizadas na região”, disse Olivier Villa, vice-presidente sênior de Aeronaves Civis da Dassault Aviation. “E à medida que a idade média da frota regional aumenta, vemos fortes oportunidades à frente para a substituição de vendas, em particular para o Falcon 8X”.

Alcance do Falcon 8X de 11950 km. Fonte – Dassault Aviation

De acordo com a empresa, o 8X conquistou grandes elogios de operadores de todo o mundo por sua cabine  silenciosa e seu incomparável conforto de voar e viajar.

O grande jato oferece aos clientes maior alcance e volume de cabine em comparação com o Falcon 7X do qual foi derivado, permitindo voar da Cidade do Cabo para Londres ou de Lagos para Atlanta sem escalas, e oferece o melhor manuseio, economia de voo e capacidade de operação em pistas curtas de qualquer jato executivo de cabine grande.

Dassault Falcon 6X. Foto – Divulgação

Também deverá gerar forte demanda na África o novo bimotor Falcon 6X, previsto para entrar no mercado em 2022.

O 6X contará com uma cabine de 1,98 m (6’6”) de altura e 2,58 m (8’6”) de largura – o mais alto e mais largo em um jato executivo atualmente concebido. E oferece o sistema de controle de voo digital mais avançado do mercado. Sua faixa de 5.500 nm / 10.186 km permitirá a conexão de Paris a Joanesburgo e Lagos a Nova York.