A Delta Airlines e a WestJet assinaram hoje um acordo definitivo para criar a criação de uma joint-venture, com finalidade de criar uma extensa rede de rotas entre o Canadá e os Estados Unidos.

“O futuro da Delta é global e, junto com a WestJet, podemos aumentar as capacidades das duas companhias aéreas e unir nossas forças neste importante mercado transfronteiriço”, disse Ed Bastian, CEO da Delta.

Mais de 30 cidades serão contempladas com esse acordo, interligando a malha da WestJet com a grande rede doméstica da Delta nos Estados Unidos. Esses destinos correspondem à 95% da demanda de voos, entre os EUA e o Canadá.

A finalidade das duas companhias é fortalecer os seus voos e competir melhor contra outras companhias do Canadá e dos EUA que operam voos entre esses países.

As duas companhias ainda aguardam a aprovação de ambos os países, e colocarão a joint-venture em vigor assim que autorizadas, com um compartilhamento mútuo de voos, acumulo de milhagem conjunto e capacidade do passageiro usufruir dos benefícios de cliente frequente em qualquer uma das duas companhias, para voos entre os Estados Unidos e Canadá.