Foto - Munich Airport

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais teve alta de 6,5% em janeiro, em comparação ao mesmo mês de 2018. É o crescimento mais expressivo registrado em seis meses.

A oferta cresceu de forma semelhante: 6,4%, na mesma comparação. O aproveitamento das aeronaves caiu 0,1 ponto percentual, chegando a 79,6%.

“O ano de 2019 se inicia com esta notícia positiva, com uma saudável demanda de passageiros, em linha com os números registrados nos últimos dez anos. Contudo, os sinais do mercado são diversos, com indicação de enfraquecimento da confiança empresarial nas economias desenvolvidas e nuances nos mercados em desenvolvimento”, diz o diretor geral da IATA, Alexandre de Juniac.

A informação é da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). 

 

América Latina

A demanda de passageiros na América Latina teve crescimento de 5,8% em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2018. Já a oferta subiu 6,7%. Com isso, o fator de aproveitamento teve queda de 0,7 ponto percentual, chegando a marca de 82,8%.

 

Cargas

A demanda global por transporte aéreo de cargas teve queda de 1,8% em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. É a pior performance registrada nos últimos três anos. A oferta teve aumento de 4% no mesmo período. Este é o 11º mês consecutivo em que os números de oferta superam a demanda.

 

Via – ABEAR