Advertisement

Demanda por transporte aéreo de carga apresenta queda de 1,1% em novembro de 2019

Boeing 747 Cargolux

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga, mostrando que a demanda, medida em toneladas de carga por quilômetro (FTKs), caiu 1,1% em novembro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Este é o 13º mês consecutivo de queda nos volumes de carga aérea na comparação ano a ano.

Apesar do declínio na demanda, o desempenho de novembro foi o melhor em oito meses, com a menor taxa de contração ano a ano registrada desde março de 2019. Em parte, o resultado de novembro é reflexo da importância cada vez maior de grandes eventos do comércio eletrônico, como o Dia dos Solteiros na China e a Black Friday.

Mesmo com o crescimento do comércio eletrônico internacional, a demanda geral por transporte aéreo de carga continua enfrentando obstáculos, que incluem os efeitos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, a deterioração do comércio mundial e a desaceleração geral do crescimento econômico global.

“A demanda de transporte aéreo de carga em novembro apresentou queda de 1,1% em relação ao ano anterior. Esse resultado é melhor do que a queda de 3,5% registrada em outubro de 2019. Mas é uma grande decepção, pois o quarto trimestre é geralmente a alta temporada do transporte aéreo de carga. O enfraquecimento das tensões comerciais entre Estados Unidos e a China é uma boa notícia. Mas as condições comerciais atuais continuam muito difíceis”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

A capacidade de carga, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (AFTKs), aumentou 2,9% em novembro de 2019 em relação ao ano anterior. O crescimento da capacidade foi maior que o crescimento da demanda pelo 19º mês consecutivo.

 

Desempenho por região

Foto – Divulgação

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico, América Latina e do Oriente Médio sofreram quedas acentuadas no crescimento ano a ano do volume total de transporte aéreo de carga em novembro de 2019, enquanto as companhias aéreas da América do Norte tiveram um declínio mais moderado. A África e a Europa foram as únicas regiões a registrar crescimento da demanda de transporte aéreo de carga em relação a novembro de 2018.

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico apresentaram redução de 3,7% na demanda por carga aérea em novembro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Essa foi a maior queda na demanda entre todas as regiões em novembro. A capacidade aumentou 1,8%.

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China afetou significativamente a região, que apresentou em outubro (dados mais recentes disponíveis) queda de 6,5% na demanda no grande mercado Ásia-América do Norte em relação ao ano passado. Porém, melhorias nas relações comerciais entre os dois países e o crescimento econômico robusto nas principais economias das duas regiões devem gerar resultados positivos.

As companhias aéreas da América do Norte relataram queda de 1,1% na demanda de novembro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. A capacidade aumentou 3,3%.

O crescimento mais lento da economia dos Estados Unidos e as tensões comerciais com a China afetaram a demanda. Mas a boa notícia é o progresso positivo nas negociações comerciais entre os dois países, que chegaram a um acordo sobre a “primeira fase” do entendimento entre eles.

As companhias aéreas da Europa registraram aumento de 2,6% na demanda por transporte aéreo de carga em novembro de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A atividade econômica foi melhor que o esperado no terceiro trimestre em algumas das grandes economias da região, o que ajudou a impulsionar a demanda. A capacidade aumentou 4,0% na comparação ano a ano.

As companhias aéreas do Oriente Médio relataram redução de 3,0% no transporte aéreo de carga em novembro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018 — uma melhoria significativa em relação à queda de 5,7% relatada em outubro. A capacidade aumentou 2,6%.

Em um cenário de desafios operacionais e geopolíticos enfrentados por algumas das principais companhias aéreas da região, os volumes de carga aérea com ajuste sazonal retomaram uma modesta tendência de alta, que é uma boa notícia para as transportadoras da região. Porém, as crescentes tensões geopolíticas ameaçam as transportadoras da região no futuro próximo.

As companhias aéreas da América Latina apresentaram queda de 3,4% na demanda por carga aérea em novembro de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Vários obstáculos sociais e econômicos nas principais economias da região afetaram negativamente o desempenho do transporte aéreo de carga da região. A capacidade teve queda de 2,3% na comparação ano a ano.

As companhias aéreas da África registraram em novembro de 2019 a maior alta entre as regiões, com aumento na demanda de 19,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os fortes vínculos comerciais e de investimento com a Ásia contribuíram para o desempenho positivo. A capacidade cresceu 13,7% em relação ao ano anterior.

Sobre a IATA

• A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) representa cerca de 290 companhias aéreas, que representam 82% do território aéreo global.
• Siga a IATA no Twitter twitter.com/iata e veja anúncios, posicionamentos e outras informações úteis sobre o setor.
• Significados dos termos de medição:
o FTK: toneladas de carga por quilômetro, que mede o transporte de carga real.
o AFTK: toneladas de carga disponível por quilômetro, que mede a capacidade de carga total disponível.
o FLF: taxa de ocupação de carga, percentagem do valor de AFTK utilizado.
• Os dados estatísticos da IATA se referem ao transporte aéreo de carga doméstico e internacional programado das companhias aéreas membros ou não membros da IATA.
• Participações no mercado de transporte de carga por região em termos de FTK: Ásia-Pacífico 35,4%, Europa 23,3%, América do Norte 23,8%, Oriente Médio 13,2%, América Latina 2,7%, África 1,6%.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Tags: demanda, tráfego