AH-64 Apache- Foto: Exército dos EUA

O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível grande venda de 36 helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache para o Marrocos. A venda também inclui treinamento de militares e demais kits, isso tudo chega a um valor de US$ 4,25 bilhões.

O congresso norte-americano foi informado desta aprovação pelo Departamento de Estado no último dia 19 de novembro.

Ao todo seriam 36 helicópteros, o que resulta em 24 modelos AH-64E, com a opção de compra de mais 12 uinidades, totalizando os 36. Junto disto seria incluso 72 motores de turbina GE Aviation T700-GE-701D e também peças de reposição.

O pacote de vendas ainda iria incluir algumas armas, como ceca de 611 mísseis Hellfire, 72 mísseis Hellfire, 588 kits de foguetes Advanced Precision Kill Weapon System, 200 mísseis AIM-92H Stinger, 5.216 foguetes 2.75in e 93.000 rodadas de 30mm.

Helicópteros AH-64 Apache- Foto: Autor desconhecido

“Esta venda proposta apoiará a política externa e a segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um grande aliado não pertencente à OTAN, que é uma força importante para a estabilidade política e o progresso econômico no norte da África”, a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa escreveu em seu edital de aprovação. “A venda proposta melhorará a capacidade de Marrocos de enfrentar ameaças atuais e futuras e aumentará a interoperabilidade com as forças americanas e outras forças aliadas. “

O Reino de Marrocos foi oficialmente designado “aliado importante não pertencente à OTAN” pelo presidente George W. Bush em 2004. O país trabalha em estreita colaboração com os militares dos EUA no combate ao terrorismo.

Fonte de apoio: Flight Global/ Adaptação: Aeroflap


DEIXE UMA RESPOSTA