Um Boeing 737-200, ex-Vasp, foi retirado nesta última sexta-feira (23/02) do Aeroporto de Salvador, depois de ficar estocado no lugar pelo menos desde 2005.

Uma carreta levou a fuselagem do avião para o interior do Paraná, uma operação especial de retirada foi realizada, devido ao tamanho do componente, que chega a ter 30 metros de comprimento. Outra carreta levou as duas asas da aeronave, juntamente com os estabilizadores horizontais e o vertical.

O trecho de saída do aeroporto durou cinco minutos, e necessitou de ajuda do Detran-BA além de três batedores, o trânsito foi fechado no local, gerando um grande engarrafamento.

De acordo com a Concessionária do Aeroporto, a aeronave foi retirada do local para permitir o início das obras de ampliação do terminal. Há outras duas aeronaves da Vasp que não foram retiradas do pátio do aeroporto.

O PP-SMP, aeronave transportada para o Paraná, operou pela Vasp de 1973 até 2005, quando a companhia teve suas operações suspensas no Brasil. Pelo tempo que ficou parada no aeroporto, a fuselagem está com a pintura bem desgastada, a aeronave não pode voar em nenhuma hipótese, devido ao Certificado de Aeronavegabilidade vencido.

Ainda não foi divulgado o local para onde a aeronave foi levada, mas sabemos que algumas pessoas compraram o Boeing 737-200 para exposição, inclusive com possibilidade do funcionamento completo do equipamento, como o avião do vídeo abaixo.

 

Via – Correio24Horas