Imagem: Ministério da Infraestrutura.

O Aeroporto Santos Dumont (RJ) foi escolhido pelo Governo Federal para testar o embarque aéreo 100% digital, com uso de reconhecimento facial e sem a apresentação do cartão de embarque pelos passageiros, mantendo quase nenhum contato entre passageiros e funcionários. 

O projeto Embarque + Seguro, idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pela Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, está sendo testado com passageiros voluntários da Azul.

No check-in, o atendente da companhia realiza a validação biométrica do passageiro, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.

A partir da validação, o passageiro pode embarcar por meio da leitura biométrica do rosto, que será feita pelas câmeras dos pontos de controle de acesso à sala de embarque e à aeronave, sem a necessidade de apresentar documento e cartão de embarque.

A tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pelas empresas de TI Digicon, Idemia e Azul/Pacer e asseguram o suporte de equipamentos modernos necessários para facilitar o embarque dos passageiros.

A identificação biométrica para o embarque automático nos portões eletrônicos (e-gates) já era oferecida no mercado mundial e, agora, está sendo trazida para o Brasil.

O MInfra explica que o que não existia, até o momento, era tecnologia inovadora integrada a um sistema nacional unificado que possibilitasse checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais.

Após a aprovação do projeto o governo avançará com as ações para implantação efetiva da tecnologia nos principais aeroportos do país. O projeto já vem sendo testado, desde o ano passado, nos aeroportos de Florianópolis/SC e Salvador/BAdestaca o Ministério.

O Embarque + Seguro garante mais segurança e agilidade e menor tempo de espera nas filas já que o processo de check-in e embarque aéreo é realizado em poucos segundos. Em tempos de pandemia, a tecnologia traz outros benefícios, também, ao reduzir o contato pessoal desde o check-in até o embarque na aeronave.

“A solução tecnológica do Governo Federal vai trazer mais segurança para as viagens aéreas e reduzir o tempo de espera no embarque, além de eliminar, sob o aspecto sanitário, a exposição ao contato humano e ao manuseio de documentos”, destaca o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann.

Via MInfra/Infraero.