Advertisement

Dois Boeing 747 mostram na prática as operações simultâneas das pistas do Aeroporto de Guarulhos

Aeroporto de Guarulhos Boeing 747 pistas simultâneas

Responsável por ser o aeroporto com maior movimentação internacional de passageiros no Brasil, Guarulhos conta com duas pistas paralelas que operam simultaneamente, permitindo ao terminal receber o maior fluxo de aeronaves.

Em uma de suas lives, o Canal do YouTube SBGR Live registrou o momento em que um Boeing 747-400 cargueiro da Atlas Air (N492MC) fazia a decolagem da 28R, enquanto outro Boeing 747-400 (D-ABTK) operava o voo LH506 de passageiros da Lufthansa pousava na pista 28L. O fato ocorreu na última sexta-feira (17).  

Incluindo o momento raro em ver dois 747 atuando, chama a atenção ao ver uma variante 747-400 atuando com passageiros em 2023. O modelo foi cotado para ser aposentado pela Lufthansa em 2020 por conta da pandemia, mas a companhia alemã acabou adiando os planos de retirada, dando sobrevida para um dos modelos mais icônicos da história da aviação mundial. 

 

Veja o momento no vídeo abaixo:  

 

Enquanto a pista 10R/28L possui 3.000 metros de comprimento e 45 metros de largura, a pista 10L/28R é um pouco maior com os seus 3.700 metros de comprimento e 60 metros de largura. As pistas do aeroporto de Guarulhos só não são maiores que a do Galeão (10-28) com 4 mil metros e do aeródromo de Gavião Peixoto, com 4.967 metros, local onde fica um dos principais complexos industriais da Embraer no Brasil, sendo também a maior pista da América Latina. 

Na grande totalidade das operações em Guarulhos, a pista 10R/28L é utilizada para pousos, enquanto a maior pista (10L/28R), fica encarregada por operar as decolagens. Alterações nas funções de pousos e decolagens podem ocorrem nas pistas, podem acontecer em situações excepcionais como uma emergência médica, objetos na pista e dentre outros. 

Para quem gosta de acompanhar em tempo real as operações do aeroporto internacional de Guarulhos, o Canal do YouTube SBGR Live mostra em tempo real os pousos e decolagens, bem como disponibiliza a fonia das operações. Para acompanhar a live, basta clicar aqui

 

UM RESUMO DO AEROPORTO DE GUARULHOS

Aeroporto de Guarulhos Aeroportos ANAC
Foto: Juvenal Pereira/Via Governo Federal

Inaugurado em 20 de janeiro de 1985, o aeroporto de Guarulhos surgiu como alternativa para viabilizar as operações internacionais mais próximas do centro de São Paulo, que na época concentravam-se nos aeroportos de Viracopos e no Galeão. 

Conforme se passaram os anos, o GRU Airport consolidou o seu protagonismo nas operações internacionais, tornando-se a principal porta de entrada das companhias estrangeiras no Brasil. 

Com isso, Cumbica tornou-se o maior aeroporto do Brasil e da América do Sul, sendo o segundo da América da Latina em movimentação, ficando atrás somente do aeroporto internacional da Cidade do México. Curiosamente, Guarulhos é o único aeroporto da América do Sul a receber o Airbus A380 regularmente, operado pela Emirates desde 2017. 

Dados recentes mostram que o Aeroporto Internacional de Guarulhos recebeu cerca de 34,4 milhões de passageiros em 2022. Com um total de 243.888 voos nacionais e internacionais, com uma movimentação de 3,3 milhões de passageiros. 

Por fim, a GRU Airport informou que o terminal opera para 112 destinos, sendo 60 domésticos e 52 internacionais. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeroportos, Notícias

Tags: Aeroporto de Guaruhos, Boeing 747, usaexport