Advertisement

Eclipse total solar acontece nesta terça, e poderá ser visto em um voo especial da Latam

Hoje acontecerá um Eclipse Total do Sol, com tudo serão apenas algumas regiões da América do Sul que poderão testemunhar esse espetáculo da natureza que não é sempre que acontece.

Aqui na América do Sul apenas o Chile e Argentina terão a sorte de acompanhar o fenômeno espacial de forma completa. No Brasil apenas algumas cidades poderão acompanhar tal fenômeno, mas de forma parcial.

De qualquer forma a dica é tentar ver mesmo que de forma parcial, até mesmo que o próximo eclipse total que poderá ver visto no Brasil de forma completa será somente em 2045.

Abaixo a lista das cidades brasileiras que poderá ver o eclipse de forma parcial (o tempo é um fator que pode ajudar e atrapalhar a visualização):

Fonte: TimeAnddate.com/Via G1.com

Abaixo um GIF feito pela NASA mostrando a região de maior visualização do eclipse:

 

 

Aos que não puderem acompanhar a olho nú o eclipse de hoje a NASA fará transmissões ao vivo pelo link abaixo:

https://www.nasa.gov/press-release/nasa-to-livestream-south-america-total-solar-eclipse

 

Eclipse visto das alturas

Airbus A350 LATAM Brasil – ©Elisa Eterno – SEA
(Imagem Ilustrativa)

A LATAM levará um grupo de 35 especialistas e amadores do fenômeno natural de todo o mundo, entre outros, para observá-lo de cima das nuvens em um de nossos aviões. Eles criaram uma rota especial, que decolará de Rapa Nui e sobrevoará o Oceano Pacífico. A aeronave perseguirá a sombra do eclipse para oferecer uma visão única e privilegiada. A LATAM é a única companhia aérea autorizada a sobrevoar a ilha chilena.

Um grupo conhecido como Eclipse Hunters – com membros dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, França, Holanda, Alemanha, Itália, Japão e Camboja – planeja este momento há mais de dois anos.

Entre os membros do grupo está Glenn Schneider, que tem um Ph.D. em astronomia e é o criador do projeto EXCEDE (Ambientes Circumestrais Extraplanares e Disk Explorer) da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

A logística e a rota para o avião fará para perseguir o eclipse foram projetadas por Schneider, ao lado da equipe da LATAM.

Este voo sobre Rapa Nui estabelecerá um novo recorde: o Dr. Schneider será a pessoa que viu o maior número de eclipses solares: este será o seu 35º. John Beattie, um dos líderes mundiais na busca do fenômeno em terra, no oceano e acima das nuvens, também estará a bordo da aeronave.

 

Fontes de apoio: Latam /G1.com/ Nasa

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.