Foto: NASA

Hoje acontecerá um Eclipse Total do Sol, com tudo serão apenas algumas regiões da América do Sul que poderão testemunhar esse espetáculo da natureza que não é sempre que acontece.

Aqui na América do Sul apenas o Chile e Argentina terão a sorte de acompanhar o fenômeno espacial de forma completa. No Brasil apenas algumas cidades poderão acompanhar tal fenômeno, mas de forma parcial.

De qualquer forma a dica é tentar ver mesmo que de forma parcial, até mesmo que o próximo eclipse total que poderá ver visto no Brasil de forma completa será somente em 2045.

Abaixo a lista das cidades brasileiras que poderá ver o eclipse de forma parcial (o tempo é um fator que pode ajudar e atrapalhar a visualização):

Fonte: TimeAnddate.com/Via G1.com

Abaixo um GIF feito pela NASA mostrando a região de maior visualização do eclipse:

 

 

Aos que não puderem acompanhar a olho nú o eclipse de hoje a NASA fará transmissões ao vivo pelo link abaixo:

https://www.nasa.gov/press-release/nasa-to-livestream-south-america-total-solar-eclipse

 

Eclipse visto das alturas

Airbus A350 LATAM Brasil – ©Elisa Eterno – SEA
(Imagem Ilustrativa)

A LATAM levará um grupo de 35 especialistas e amadores do fenômeno natural de todo o mundo, entre outros, para observá-lo de cima das nuvens em um de nossos aviões. Eles criaram uma rota especial, que decolará de Rapa Nui e sobrevoará o Oceano Pacífico. A aeronave perseguirá a sombra do eclipse para oferecer uma visão única e privilegiada. A LATAM é a única companhia aérea autorizada a sobrevoar a ilha chilena.

Um grupo conhecido como Eclipse Hunters – com membros dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, França, Holanda, Alemanha, Itália, Japão e Camboja – planeja este momento há mais de dois anos.

Entre os membros do grupo está Glenn Schneider, que tem um Ph.D. em astronomia e é o criador do projeto EXCEDE (Ambientes Circumestrais Extraplanares e Disk Explorer) da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

A logística e a rota para o avião fará para perseguir o eclipse foram projetadas por Schneider, ao lado da equipe da LATAM.

Este voo sobre Rapa Nui estabelecerá um novo recorde: o Dr. Schneider será a pessoa que viu o maior número de eclipses solares: este será o seu 35º. John Beattie, um dos líderes mundiais na busca do fenômeno em terra, no oceano e acima das nuvens, também estará a bordo da aeronave.

 

Fontes de apoio: Latam /G1.com/ Nasa

DEIXE UMA RESPOSTA