Advertisement

EL-DE Haus: como foi conhecer antiga sede da Gestapo em Colônia

Entrada EL-DE Haus

EL-DE Haus, agora oficialmente o Centro de Documentação NS da Cidade de Colônia, é a antiga sede da Gestapo e hoje um museu que documenta o Terceiro Reich. A construção era destinada, inicialmente, às instalações comerciais do joalheiro Leopold Dahmen. Em 1934 os nazistas alugaram o prédio e o transformaram na sede da polícia secreta, a Gestapo.

É intrigante pensar que o prédio permaneceu em pé após a guerra, enquanto a maioria dos outros edifícios ao redor havia sido destruída. Colônia foi uma das cidades mais bombardeadas da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, há registros de que 35.268 toneladas de bombas foram usadas na região.

Após os bombardeios, os porões do prédio, que foram utilizados como celas de prisão e salas de tortura para trabalhadores forçados e inimigos políticos, acabaram se tornando armazém de arquivos.

Logo depois da guerra, foi adotada uma abordagem despreocupada em relação a casa e o seu passado. Foi apenas no início da década de 1980 que a Casa EL-DE se tornou um monumento historicamente protegido.

Em 1985, um grupo de cidadãos teve a iniciativa de fundar um centro de documentação NS e organizou manifestações em relação a este lugar. Sendo que só em 19 de setembro de 1988 que a equipe da EL-DE House se mudou para as instalações (escritórios no térreo, uma pequena biblioteca e uma sala para trabalho em grupo no primeiro andar).

Mesmo assim, foi só depois de 9 anos – junho de 1997 – que a nova exposição permanente foi aberta.

Ou seja, é um memorial novo que demorou anos para conseguir se desenvolver da forma que o conhecemos hoje. Carrega a história não só do que foi feito lá, mas das pessoas que lutaram para mostrar isso para o mundo.

EL-DE HAUS
EL-DE HAUS antes de se tornar Centro Nacional de Documentação

Como funciona a visita?

Não é preciso reservar o ingresso com antecedência, você pode adquirir no dia da visita. O valor para cada adulto é de 4,5€.

Também é possível que visitantes individuais visitem a exposição com guias de áudio (2€ cada), que estão disponíveis em seis idiomas (inglês, francês, espanhol, polonês, russo e alemão).

Eu recomendo que você compre um áudio guia porque todas as explicações do memorial estão em alemão. Pena não haver áudio em português, aí você pode escolher em inglês ou espanhol.

Como foi conhecer este lugar?

Eu já tinha em mente que ir a este lugar não seria algo simples a nível emocional, mas julgava minha visita obrigatória. Quanto às questões de deslocamento, é possível chegar caminhando se você estiver na parte bem central de Colônia. Nada que um Google não resolva. Também achei o valor do bilhete super acessível.

Entrada EL-DE Haus
Entrada EL-DE Haus

Ao entrar no prédio já se percebe que o local carrega uma atmosfera opressora. Muito embora a atendente tenha sido extremamente gentil conosco, perdemos logo nosso conforto. 

Primeiro andar EL-DE Haus
Primeiro andar EL-DE Haus

No primeiro andar do edifício é possível verificar toda linha cronológica de como o nacional-socialismo se instalou em Colônia. As campanhas empregadas, o jogo mental e a forma como o ódio foi crescendo nas pessoas.

Hierarquia de comando dos nazistas em Colônia
Hierarquia de comando dos nazistas em Colônia
EL-DE HAUS
EL-DE HAUS
EL-DE HAUS
EL-DE HAUS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode então descer até o porão, pelo mesmo caminho que os prisioneiros passaram. As barras, fechaduras e portas de cela na parte inferior são originais.  

Porta original da prisão  EL-DE Haus
Porta original da prisão EL-DE Haus.
Buraco pela porta original da prisão  EL-DE Haus
Buraco pela porta original da prisão EL-DE Haus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda é possível ver os registros que os prisioneiros deixaram pelas celas. O local é todo apertado, sombrio e te coloca em um modo reflexivo sobre a história, o mundo, a capacidade do ser humano em atingir seus polos incríveis e abomináveis em curto espaço de tempo.

Cela El-DE Haus
Cela El-DE Haus.
Cela El-DE Haus - atualmente
Cela El-DE Haus – atualmente
Inscrições na parede preservadas até hoje El-DE Haus
Inscrições na parede preservadas até hoje El-DE Haus

Descendo mais um pouco você chega no bunker que foi utilizado para torturar os prisioneiros que lá passaram. Este foi o pior lugar que eu estive na minha vida. No inicio não consegui entrar, paralisei. Confesso que precisei tomar um ar na parte externa para conseguir retomar a visita. O local é gelado e se a morte materializada possui algum cheiro, é o cheiro que sentimos depois de passar essa porta.

Escadas que levam para a entrada do bunker - EL-DE HAUS
Escadas que levam para a entrada do bunker – EL-DE HAUS
Porta original bunker EL-DE HAUS
Porta original bunker EL-DE HAUS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao todo, ficamos umas 2h e meia no local. O acervo do memorial é realmente rico. Você encontra muita informação fora do que normalmente já sabemos e é justamente por isso que vale a visita. Não é fácil passar por salas onde as paredes falam, mas eu julgo que isto é o mínimo que podemos fazer: aprender.

Inclusive, várias partes do memorial são destinadas para as visitas escolares. Crianças que vão até lá para saberem o que já rolou nesse mundo e não repetirem a história.

No mais, sempre em frente.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Caroline Rott

Autor: Caroline Rott

Advogada. Itinerante do mundo. Gosto de contar e ouvir histórias. Aprendo pelo caminho e, nas horas vagas, dou dicas de viagem! Contato: [email protected]

Categorias: Dicas de Viagem, Notícias

Tags: Alemanha, Germany, usaexport