Advertisement

Elon Musk é criticado por seu jato particular realizar voo de 9 minutos

Elon Musk aeroporto privado Gulfstream jatinho conta twitter

Considerado o homem mais rico do mundo e dono da fabricante de carros elétricos Tesla, Elon Musk chamou a atenção nas redes sociais após um de seus voos realizar um voo de curta duração.

O voo em questão ocorreu no dia 6 de maio entre San Jose e o Aeroporto Internacional de São Francisco (JFK), tornando-se alvo de críticas pelo fato de Elon Musk ter uma das empresas voltadas para a fabricação de carros elétricos, bem como a pegada de carbono gerada pelo voo de 9 minutos.

Elon Musk voo jato privado criticado
Foto: ADS-B Exchange/Reprodução

Com pouco mais de 57 quilômetros (34 milhas), um perfil que compartilha os voos particulares do bilionário se tornou o centro de uma discussão sobre a necessidade do uso de um jato particular para um voo de curta duração. Não se sabe se Musk estava presente no voo.

Esta não é a primeira vez que os voos de Elon Musk se tornam o centro de discussões, ainda mais por ter um perfil exclusivo no Twitter que monitora todos os seus voos.

Apesar das críticas, alguns usuários defenderam o voo particular do bilionário alegando que a aeronave foi reposicionada de aeroporto para buscar outros passageiros, ou para realizar uma parada técnica de reabastecimento.

Responsável pelo perfil @Elon Jet, Jack Sweeny, um estudante de 19 anos, recebeu uma oferta de US $5.000 para que o perfil com as informações do jato do bilionário fosse retirado do ar.

Entretanto, o estudante fez uma contraproposta com o aumento de um dígito no prêmio oferecido (US $50.000) ou que lhe fosse dado a oportunidade de um estágio na SpaceX, exigências que não foram aceitas por Musk.

Em contrapartida, o dono da Tesla já declarou publicamente o seu descontentamento com o compartilhamento dos seus voos, alegando que a sua integridade física pode ser colocada em risco.

Recentemente, outras celebridades se tornaram alvo de críticas pelo elevado uso de jato particulares em voos particulares, a lista conta com Taylor Swift, Jay-Z, Steven Spielberg, dentre outros.

 

O avião de Elon Musk: Gulfstream G650ER

Até o lançamento da nova geração de jatos executivos G700, o G650ER era a maior aeronave fabricada pela norte-americana Gulfstream. 

Voando a Mach 0,85 ele pode realizar um voo sem escalas por uma distância de 13890 quilômetros, cerca de 7000 milhas náuticas. O jato detém o recorde de alcance e velocidade de sua categoria ao redor do globo com apenas uma escala.

Dependendo de sua capacidade a bordo além do seu peso total, a aeronave pode chegar a uma velocidade de Mach 0,925. O belo jato executivo pode voar a 41 mil pés em altitude de cruzeiro, mas sua altitude máxima é de 51 mil pés.

O que essa aeronave além de sua capacidade operacional proporciona ao seu passageiro? Veja mais detalhes.

 

Interior luxuoso

Apresentada oficialmente ao setor em 2013, este avião fez o seu primeiro voo em novembro do mesmo ano. A Gulfstream apostou firme em unir o máximo de conforto e tecnologia com uma enorme capacidade operacional.

A depender do tipo de configuração, o avião executivo pode levar até 19 passageiros confortavelmente. O jato avaliado em aproximadamente US$ 70 milhões de dólares, cerca de R$ 323 milhões, pode ser configurado com áreas de convivência, cama e até uma cozinha feita sob medida.

 A cozinha toda revestida com um tom escuro de madeira, além de armários pretos para fazer contraste com a iluminação que é em LED e em tons claros. A cozinha conta com um micro-ondas e um fogão por indução.

Foto: Gulfstream

A depender de cada dono do avião, poderá ser configurado com poltronas revestidas em couro de tons claros. As poltronas são largas e bastante confortáveis, podendo ser bem distribuídas pelo espaço.

As mesmas poderão ser reclinadas em 180º para garantir um bom descanso praticamente virando uma cama.

No mesmo espaço, há um grande e confortável sofá, que pode acomodar de 6 a 10 dependendo do tamanho escolhido pelo cliente. 

A televisão de alta definição fica localizado de forma mais centralizada, perfeita para quem estiver no sofá assistir alguma série, filme ou até eventos esportivos. 

Uma observação interessante é que a televisão ela é retrátil, podendo ser ‘fechada’ e formando um espaço maior no rack que também conta com armários em cores pretas e tons de madeira.

Há uma mesa em tom de madeira, a mesma que percorre todo o interior de passageiros da aeronave desde a cozinha. Ela pode ser ajustada de tamanho conforme a necessidade, para reuniões ou para fazer alguma refeição. 

Interior do Jato executivo Gulfstream G650ER
Foto: Gulfstream

As paredes da aeronave contam também com uma espécie de ‘mesa’ de apoio, onde se há porta-copos ou objetos revestidos com os mesmos tons de madeira e de preto da cozinha do jato.

No mesmo local, há o controle de luminosidade tanto das luzes individuais como das persianas além de outras funções para o passageiro.

O Gulfstream G650ER contam com 16 janelas grandes e ovais, que segundo a fabricante, são as maiores instaladas em aeronaves. 

Foto: Gulfstream
Interior Jato Executivo Gulfstream G650ER
Foto: Gulfstream

A Gulfstream foi atualizando seu G650ER conforme os anos avançavam, a cabine de passageiros foi projetada para dar maior sensação de conforto. A fabricante destaca o silêncio do isolamento acústico da cabine.

A iluminação em LED, permite quem controla o sistema de iluminação, uma configuração que transmite sensação de bem estar em cada momento do voo. A iluminação de toda a cabine é realizada gradativamente além de complementar a luz natural que as grandes janelas do avião executivo permitem.

O banheiro claro não poderia deixar de ser tão bonito e aconchegante, une curvas e tons modernos com uma luminosidade que transmite conforto a quem utiliza.

Foto: Gulfstream

A configuração a baixo, mostra uma cozinha com três áreas de convivência onde até seis passageiros podem dormir tranquilamente. A configuração permite transportar até 13 passageiros.

Imagem: Divulgação

Com informações: NY Post

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Elon Musk, G650ER, Gulfstream, usaexport