Em meio à crise na Europa, OTAN realiza operação com três porta-aviões no Mar Jônico

porta-aviões otan cavour truman de gaulle

Três porta-aviões das marinhas dos EUA, França e Itália atuaram juntos no Mar Jônico, em apoio direto às operações de segurança da OTAN. 

O Grupo de Ataque do porta-aviões nuclear estadunidense USS Harry S. Truman (HSTCSG) integrou-se à Força Tarefa 473 da porta-aviões francês FS Charles de Gaulle (R91). Posteriormente, o porta-aviões italiano Cavour (C-550) se juntou para melhorar ainda mais a interoperabilidade.

Elementos das forças marítimas francesas, italianas e norte-americanas operam rotineiramente juntos, promovendo uma abordagem cooperativa para a segurança e estabilidade regional. Esta foi uma oportunidade para reunir três aliados estratégicos para fortalecer as capacidades combinadas com a OTAN e outros países aliados.

Ainda antes da integração da força italiana, os grupos aéreos embarcados dos EUA e França realizaram missões para aumentar sua interoperabilidade. Caças Dassault Rafale pousaram e decolaram do Harry S. Truman. Em contrapartida, os Super Hornet da Marinha dos EUA também operaram a partir do R91. 

Os dois grupos de combate tem coordenado suas operações desde o início de fevereiro. 

“Estamos conectados muito de perto com nossos parceiros da OTAN, que trazem uma tremenda capacidade em navios e aeronaves. A interoperabilidade que construímos fazendo esses exercícios garante a capacidade máxima de nossas forças marítimas combinadas”, disse o Contra-Almirante Curt Renshaw, comandante do Carrier Strike Group 8.

A convergência de três grupos de ataque de porta-aviões permite a capacidade de conduzir uma série de missões táticas projetadas para maximizar as capacidades de defesa aérea e ampliar o alcance de ataques marítimos de precisão de longo alcance de aeronaves baseadas em porta-aviões em uma área de operações em rápida evolução.

F/A-18E Super Hornet pousando no FS Charles de Gaulle. Foto: Marinha Francesa.

“As capacidades de um grupo de ataque de porta-aviões dos EUA são exponencialmente mais fortes ao operar ao lado de nossos aliados e parceiros. A adição das equipes de transportadoras francesas e italianas oferece uma chance emocionante de demonstrar que o todo é realmente maior do que a soma de suas partes”, disse Renshaw.

Recentemente, o grupo de ataque dos EUA participou do exercício Neptune Strike 22, liderado pela OTAN. A atividade viu a prática da entrega do HSTCSG ao comando e controle da OTAN, destacando a evolução natural da capacidade da OTAN de integrar as capacidades de guerra marítima de alto nível de um grupo de ataque de porta-aviões para apoiar a defesa da aliança.

Foto: Mass Communication Specialist 3rd Class Bela Chambers/US Navy.

O porta-aviões italiano ITS Cavour (C-550) e elementos de seu grupo de ataque associado também participaram do Neptune Strike 22, fortalecendo sua parceria marítima com os EUA e juntos, como OTAN.

“O Cavour faz parte de atividades mais amplas destinadas a aumentar nossa capacidade de operar dentro da aliança”, disse um porta-voz da Marinha Italiana. “Aproveitar todas as interações possíveis para melhorar o nível de interoperabilidade das forças da OTAN é crucial para a segurança e estabilidade internacionais.”

Foto: Mass Communication Specialist 3rd Class Bela Chambers/US Navy.

A atual implantação do Charles de Gaulle Carrier Strike Group, chamada Clemenceau 22, contribui para a defesa do flanco leste da Aliança e reúne uma variedade de recursos aliados, incluindo o destróier de mísseis guiados da classe Arleigh Burke, USS Ross (DDG 71).

“Operar ao lado de nossos aliados da OTAN é o objetivo principal de nosso desdobramento do Clemenceau 22”, disse o Contra-Almirante francês Christophe Cluzel, comandante da Força-Tarefa 473.

Foto: Mass Communication Specialist 3rd Class Bela Chambers/US Navy.

“Eventos como este aumentam nossa interoperabilidade para operarmos juntos e fortalecemos os intercâmbios com nossos parceiros da OTAN, essenciais para a segurança europeia nesta área estratégica.”

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: França, ITÁLIA, OTAN, Porta-Aviões, usaexport

Sair da versão mobile