O Embaixador dos EUA Todd Chapman e o Tenente-Brigadeiro Baptista Jr. Foto: Suboficial Nery/ CECOMSAER.

Na última quarta-feira (02), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, e o Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd C. Chapman, reuniram-se em Brasília.

Também participaram da visita o Adido de Defesa e Exército Americano no Brasil, Coronel Lorenzo Harris; o Chefe de Assuntos Políticos e Militares da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Mark R. Mineo; o Adido Aeronáutico Interino da Embaixada dos Estados Unidos, Jensen Ryan Kevin; além do Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, informa a Força Aérea Brasileira. 

A reunião foi pautada pelas histórias de bons relacionamentos entre o Brasil e os Estados Unidos da América, desde os fatos históricos da Segunda Guerra Mundial, bem como assuntos correlatos.

Na oportunidade foi debatida a possibilidade da ampliação do Programa Espacial Brasileiro junto com os Estados Unidos. Neste contexto, o Comandante ressaltou, inclusive, que pretende participar, no mês de agosto deste ano, em Colorado Springs, do Space Symposium, principal encontro da comunidade espacial global.

Foto: Suboficial Nery/ CECOMSAER.

Também foi abordado acerca do avanço do Brasil no desenvolvimento de aeronaves de maior porte, onde foram estabelecidas conversações iniciais para futuras parcerias que possam implementar o relacionamento da indústria aeronáutica de ambos os países.

Por fim, conversaram a respeito do aumento de intercâmbios entre as duas Forças Aéreas voltados ao preparo da defesa aérea e, principalmente, no combate ao narcotráfico, no que se refere à troca de informações de inteligências.

Via Força Aérea Brasileira