A unidade da Embraer em Gavião Peixoto iniciou processo seletivo 2019 do Programa Embraer na Rota da Diversidade, dedicado às pessoas com deficiência (PCD). São oportunidades de contratação e capacitação de talentos com ensino médio para atuação em diversas áreas da companhia. Nessa primeira fase serão 32 vagas disponíveis.

Os interessados devem se inscrever pelo site da Embraer, no qual é obrigatório anexar o laudo médico e os demais documentos e informações solicitadas. A seleção tem início imediato e o programa de capacitação será realizado por etapas ao longo do ano, sendo que a primeira turma terá início no segundo semestre de 2019.

Como parte do programa, a Embraer realizou treinamento e sensibilização de gestores, orientadores e áreas de apoio da companhia para acompanhar o desenvolvimento destes profissionais. Ofereceu ainda curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e parceria com instituição especializada em deficiência visual para treinamento de orientação e mobilidade. Ao término do programa, as pessoas são alocadas conforme perfil e disponibilidade das vagas.

Entre outros reconhecimentos, a Embraer detém o ‘Selo Paulista da Diversidade’, uma certificação pelo compromisso e valorização da diversidade, que é parte da política pública de difundir o conceito que a força de trabalho diversificada, antes de ser vista como responsabilidade social ou exigência legal, deve ser vista como estratégia empresarial de sucesso e sobrevivência em um mercado globalizado e em constante mudança.

Criado em 2012, o Programa Embraer na Rota da Diversidade é uma iniciativa estruturada para construir junto aos funcionários uma Embraer ainda mais inclusiva, com diferentes perspectivas para criar, desenvolver e produzir de forma mais criativa, eficiente e diversa. O programa segue os ideais da companhia que não há inovação se não houver preocupação com a diversidade e o fortalecimento da sociedade como um todo.