• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Embraer Defesa e Segurança recebe último caça AF-1 da Marinha para ser modernizado

Caça AF-1 (N-1004) na unidade da Embraer em Gavião-Peixoto-SP

No dia 28 de março a unidade da Embraer de Gavião Peixoto-SP recebeu o último caça AF-1 da Marinha para ser modernizado, o caça se numeração (N-1004), foi voo da base naval de São Pedro da Aldeia, até a unidade da Embraer acompanhado por um caça naval já modernizado.

Com uma data prevista de entrega para novembro de 2020 se encerará um ciclo de acordos entre a Marinha do Brasil e a Embraer Defesa e Segurança, assinados em 2009 preveem a modernização dos caças AF-1 ou A-4 Skyhawk. Ao todo serão 6 aeronaves modernizadas, sendo 4 monoplaces e 2 biplaces. Ao todo o valor da modernização foi de R$ 106 milhões.

AF-1A (A4KU Skyhawk) decolando para missão durante a Cruzex 2018.

A modernização prolonga a vida desta aeronave que foi comprada do Kuwait nos anos 90. Ao todo a Marinha do Brasil adquiriu 23 unidades do caça naval que desde 2000 eram operados no porta-aviões NAe São Paulo A-12, que foi retirado de serviço em 2017.

 

Os exercícios continuam

Close nos caças, F-16A MLU do Chile, AF-1A da MB e F-5EM da FAB, durante a Cruzex 2018

Apesar de não termos um porta-aviões, as operações com os caças do 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque VF-1 continuam, e as aeronaves continuam com vários, treinamentos, um dos que se destacou foi a atuação dos caças navais na Cruzex 2018, em Natal-RN, em novembro passado.

Outro exercício mais recente foi a participação do 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque, no mês passado, juntamente com o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), que apoiaram e integraram as operações do exercício CELERIRO IV, ocorridos, em Cáceres- MT.

Militares da Marinha do Brasil, em frente a um helicóptero da UH-15 da mesma força. Foto: Autor desconhecido

Nesta operação houveram exercícios de ataques ao solo, escolta e navegação. No meio terrestre fuzileiros navais simularam invasão a um território inimigo, operações aero-médicas, onde houve a participação dos UH-15.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.