KC-390 reabastecendo outro. Foto: Embraer/Divulgação.

A Embraer divulgou nesta quinta-feira (10) um vídeo com imagens do reabastecimento dentre dois cargueiros táticos KC-390. No mês passado, a fabricante anunciou abem-sucedida da qualificação de reabastecimento em voo entre duas aeronaves KC-390 Millennium

A capacidade de transferência de combustível em voo entre duas aeronaves do mesmo modelo, utilizando “pods” de reabastecimento em voo subalares, é única nesta categoria, o que permite aos operadores do KC-390 Millennium ampliarem a capacidade de transporte logístico e em operações de busca e salvamento, aumentando a autonomia e o alcance de suas missões.

Confira o vídeo. 

Desenvolvido em parceria com a Força Aérea Brasileira, o KC-390 Millennium é um cargueiro tático multimissão, já adquirido pelo Brasil (28 unidades, quatro já em serviço), Portugal (cinco unidades) e Hungria (duas unidades).

O jato pode carregar até 80 soldados totalmente equipados ou 26 toneladas de carga, incluindo veículos, blindados e até mesmo helicópteros, além da capacidade de reabastecer outras aeronaves. A aeronave tem sido extensivamente empregada no transporte de oxigênio, materiais de saúde e vacinas na Operação COVID-19 do Ministério da Defesa.