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Embraer divulga os resultados do 4º trimestre e do ano de 2023

Embraer E2 195 eagle

A Embraer divulga seus resultados financeiros do 4° trimestre do ano de 2023.

As informações operacionais e financeiras da empresa são apresentadas, exceto quando indicado de outra forma, em uma base consolidada em dólares dos Estados Unidos (US$), de acordo com o IFRS. Os dados financeiros apresentados neste documento para os trimestres encerrados em 31 de dezembro de 2023 (4T23), 30 de setembro de 2023 (3T23) e 31 de dezembro de 2022 (4T22) são derivados das demonstrações financeiras não auditadas, exceto os dados financeiros anuais e quando indicado de outra forma.

DESTAQUES

A Embraer entregou 75 jatos no 4T23, sendo 25 aeronaves comerciais, 49 jatos executivos (30 leves e 19 médios) e 1 C-390 militar. Em 2023, a empresa entregou um total de 181 jatos, dos quais 64 foram aeronaves comerciais, 115 jatos executivos (74 leves e 41 médios) e 2 C-390 militares. As entregas da Embraer aumentaram 13% na comparação com os 160 jatos em 2022. A companhia continua enfrentando desafios na cadeia de suprimentos, que impactaram negativamente os resultados de 2023. 

·      A carteira de pedidos firmes (backlog) encerrou o 4T23 em US$18,7 bilhões, o maior volume registrado nos últimos 6 anos. A Aviação Executiva e a Aviação Comercial registraram book-to-bill superior a 1:1. O backlog da Embraer Serviços & Suporte atingiu o valor mais alto desde 2017, encerrando o ano em US$3,1 bilhões. 

·      A receita totalizou R$9,7 bilhões no 4T23 e R$26,1 bilhões em 2023, em linha com as estimativas da empresa e 11% maior do que em 2022. Todas as unidades de negócios tiveram um crescimento nas receitas e volumes em relação ao ano anterior; a Embraer Defesa & Segurança foi o destaque, com crescimento de 21%, seguida pela Aviação Comercial, com 15%. 

·      O EBIT ajustado atingiu R$889,6 milhões no 4T23, com margens EBIT e EBITDA ajustadas de 9,1% e 12,8%, respectivamente. Em 2023, a empresa reportou um EBIT ajustado de R$1,7 bilhão, com margens EBIT e EBITDA ajustadas de 6,5% e 10,6%. Os valores atenderam as estimativas para o ano da companhia, e foram impulsionados por volume e eficiências corporativas e tributárias. 

·      O fluxo de caixa livre ajustado sem EVE (FCL) no 4T23 foi de R$3,4 bilhões e elevou o FCL do ano para R$1,4 bilhão, superando as estimativas da companhia. O FCL foi impulsionado por robustos adiantamentos de vendas (PDPs). 

·      A S&P Global Ratings elevou a classificação da Embraer para grau de investimento (IG), enquanto a Moody’s a elevou para Ba1 (um nível abaixo do IG). Enquanto isso, a Fitch, que classifica a empresa como BB+ (um nível abaixo do IG), revisou a perspectiva da empresa para positiva. 

·      Estimativas para 2024: entregas de aeronaves da aviação comercial entre 72 e 80 e entregas de aeronaves da aviação executiva entre 125 e 135. Receita total da empresa entre US$6,0 e US$6,4 bilhões, margem EBIT ajustada entre 6,5% e 7,5% e fluxo de caixa livre ajustado de US$220 milhões ou maior para o ano.

PRINCIPAIS INDICADORES FINANCEIROS

Embraer resutados financeiros
² Lucro (prejuízo) líquido ajustado não é um parâmetro contábil e exclui o Imposto de renda e contribuição social diferidos no período. No IFRS, o Imposto de renda e contribuição social inclui uma parcela de impostos diferidos que resultam principalmente de ganhos não realizados provenientes dos impactos da variação cambial sobre os ativos não monetários (em especial Estoques, Imobilizado e Intangível). Os impostos resultantes de ganhos ou perdas em ativos não monetários são considerados impostos diferidos e contabilizados no Fluxo de Caixa consolidado sob a conta Imposto de renda e contribuição social diferidos. O Prejuízo líquido ajustado também exclui o impacto pós-imposto da provisão relacionada a itens especiais..

ESTIMATIVAS 2024 (não considera a EVE)

Embraer resultados financeiros

RECEITA E MARGEM BRUTA

A receita consolidada de R$26,1 bilhões em 2023 representou um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Todas as unidades de negócio tiveram expansão nas receitas: Defesa & Segurança (21%), Aviação Comercial (15%), Aviação Executiva (8%) e Serviços & Suporte (8%). A receita total ficou dentro da faixa das estimativas de US$5,2 a US$5,7 bilhões para o ano.

Embraer resultados financeiros

Aviação Executiva teve receitas que atingiram R$6,9 bilhões, 8% a mais do que no mesmo período do ano anterior. O crescimento se deve principalmente a um aumento nos volumes. A margem bruta caiu de 23,4% para 19,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, devido ao mix de produtos (proporcionalmente mais jatos médios do que jatos leves) e benefícios fiscais não recorrentes.

Defesa & Segurança atingiu uma receita de R$2,6 bilhões, valor 21% maior em relação a 2022, impulsionada por maiores volumes de C-390. A margem bruta reportada foi de 20,8% em 2022, versus 16,7% em 2023. O resultado na margem bruta deveu-se ao mix de produtos e a revisão de linha de base dos contratos atuais, de acordo com a metodologia de cálculo da porcentagem de conclusão (POC).

Aviação Comercial apresentou receitas de R$9,1 bilhões, 15% superior ao ano anterior, em virtude do maior número de entregas e do mix de produtos. A margem bruta reportada diminuiu de 10,4% em 2022 para 8,0% em 2023 devido a variação do mix de produtos, frete mais alto (ramp-up das estruturas E2) e benefícios fiscais não-recorrentes.

Serviços & Suporte expandiu a receita para R$7,1 bilhões, valor 8% maior em relação ao ano anterior. A expansão da unidade de negócios se deve principalmente ao crescimento do segmento. A margem bruta reportada de 28,0% em 2022 diminuiu para 26,7% em 2023 devido ao mix de serviços, com maior contribuição de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão, na sigla em inglês) e benefícios fiscais não-recorrentes.

EBIT AJUSTADO

Os resultados reportados pela empresa para 2023 estão resumidos na tabela abaixo.

Embraer resultados financeiros

No 4T23, o EBIT ajustado foi de R$890 milhões, enquanto a margem EBIT ajustada foi de 9,1%, com a exclusão dos itens ajustados acima. Enquanto isso, em 2023, o EBIT ajustado foi de R$1,7 bilhões e a margem EBIT ajustada foi de 6,5%, com um aumento de R$328 milhões em relação ao ano anterior, devido a volumes mais altos em todas as unidades de negócios e outras receitas operacionais (eficiências tributárias em 2023 e despesas corporativas mais altas em 2022). 

LUCRO LÍQUIDO PREJUÍZO

O lucro (prejuízo) líquido atribuível aos acionistas da Embraer e o lucro (prejuízo) por ADS foram de R$943,6 milhões e R$1,2845 por ação no 4T23, comparados a R$119,2 milhões e R$ 0,1623 no 4T22. Se excluirmos os efeitos extraordinários, o lucro líquido ajustado foi de R$350,6 milhões no trimestre, comparado a R$226,2 milhões no ano anterior, e representou um aumento de 55%. No 3T23, os custos de desenvolvimento da EVE começaram a ser capitalizados como ativos intangíveis, devido ao programa ter atingido maturidade suficiente.

 

                                                           ¹LUCRO LÍQUIDO AJUSTADO – R$ Milhões

Embraer resulatdos financeiros
¹ Lucro (prejuízo) líquido ajustado não é um parâmetro contábil e exclui o Imposto de renda e contribuição social diferidos no período. No IFRS, o Imposto de renda e contribuição social inclui uma parcela de impostos diferidos que resultam principalmente de ganhos não realizados provenientes dos impactos da variação cambial sobre os ativos não monetários (em especial Estoques, Imobilizado e Intangível). Os impostos resultantes de ganhos ou perdas em ativos não monetários são considerados impostos diferidos e contabilizados no Fluxo de Caixa consolidado sob a conta Imposto de renda e contribuição social diferidos. O Prejuízo líquido ajustado também exclui o impacto pós-imposto da provisão relacionada a itens especiais.

GESTÃO DE DÍVIDAS E PASSIVOS

A dívida líquida da Embraer sem EVE diminuiu para R$3,9 bilhões no 4T23, comparada com R$5,4 bilhões no trimestre e no ano. O significativo fluxo de caixa livre positivo gerado no trimestre ajudou a explicar a melhora sequencial na posição da dívida líquida da empresa, conforme detalhado abaixo.

O prazo médio dos empréstimos aumentou para 4,6 anos no 4T23, comparado a 3,4 anos no comparativo anual. A estrutura de prazo da dívida foi de 96% em contratos de longo prazo e apenas 4% em contratos de curto prazo. O custo dos empréstimos denominados em dólares dos Estados Unidos foi de 6,33% a.a. no 4T23, mantendo os níveis do 3T23. Já o custo dos empréstimos denominados em reais diminuiu para 7,11% a.a. no trimestre, comparado a 10,85% no trimestre anterior.

Embraer resultados financeiros

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EVE Caixa = Caixa e equivalentes de caixa mais aplicações financeiras financiamentos intercompanhia a receber 2Vencimentos = Não consideram juros acumulados e custos diferidos *Valores da EVE estão IFRS

FLUXO DE CAIXA LIVRE 

O fluxo de caixa livre ajustado totalizou R$1,4 bilhão em 2023 e superou a orientação para o ano devido aos robustos adiantamentos de vendas (PDPs) no 4T23.

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CAPEX

As adições líquidas ao total de imobilizado foram de R$446,2 milhões no 4T23, contra R$273,8 milhões no 4T22. No trimestre, o CAPEX totalizou R$296,2 milhões, enquanto as adições de peças de reposição do Programa Pool atingiram R$150,0 milhões, e foram parcialmente compensadas por R$12,5 milhões de receitas de vendas de imobilizado. O aumento sequencial em imobilizado está relacionado ao crescimento em serviços de treinamento, manutenção e Aviação Executiva. Em 2023, a empresa investiu um total de R$1,1 bilhão em adições líquidas ao imobilizado e R$974,0 milhões em P&D sem EVE. No 3T23, os custos de desenvolvimento da EVE começaram a ser capitalizados como ativos intangíveis, uma vez que o programa atingiu maturidade suficiente

Embraer resultados financeiros

CAPITAL DE GIRO

O estoque de produtos em andamento diminuiu R$2,5 bilhões em relação ao trimestre anterior, devido ao maior número de entregas no 4T23, o que foi parcialmente mitigado pelo aumento dos passivos contratuais (PDPs e receita diferida) e apoiou a sólida geração de fluxo de caixa no final do ano.

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PEDIDOS FIRMES EM CARTEIRA – BACKLOG 

O backlog da empresa aumentou em US$1,2 bilhão em relação ao ano anterior e atingiu um total de US$18,7 bilhões em 2023 – o maior número registrado nos últimos 6 anos. A Embraer Serviços & Suporte foi o destaque, com uma carteira de pedidos de US$3,1 bilhões, US$400 milhões a mais em relação ao ano anterior e o nível mais alto já registrado. A Aviação Executiva, por sua vez, encerrou o ano com um book-to-bill superior a 1,3:1 e uma carteira de pedidos de US$4,3 bilhões, US$400 milhões a mais em relação ao ano anterior. Em Defesa & Segurança, a Coreia do Sul foi destaque com a vitória do C-390 Millennium. Por fim, a Aviação Comercial encerrou o ano com um book-to-bill superior a 1,1:1.

A Embraer entregou 75 jatos no 4T23, sendo 49 jatos executivos (30 leves e 19 médios), 25 jatos comerciais e 1 C-390 militar. Em 2023, a Embraer forneceu 181 aeronaves, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, quando a empresa entregou 160 unidades. A empresa continua enfrentando atrasos na cadeia de suprimentos que impactaram negativamente as entregas de 2023.

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AVIAÇÃO EXECUTIVA

A Aviação Executiva entregou 30 jatos leves e 19 médios, totalizando 49 aeronaves no 4T23 e 115 em 2023. O volume representa um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram entregues 102 jatos.

Embraer resulaatdos financeiros

A unidade de negócios continuou seu impulso positivo de vendas com demanda sustentada em todo o seu portfólio de produtos e forte aceitação dos clientes nos mercados de varejo e de frota. O Phenom 300 foi o jato leve mais entregue pelo 12º ano consecutivo e o jato bimotor mais entregue pelo 4º ano consecutivo.

A Embraer anunciou a entrega de um Praetor 600 ao Centro de Serviços de Inspeção de Voo da Coreia do Sul. O jato é capaz de realizar uma ampla gama de tarefas de inspeção de voo. Este é o primeiro Praetor 600 no país asiático.

DEFESA & SEGURANÇA

A Coreia do Sul anunciou o C-390 Millennium da Embraer como o vencedor da licitação pública Large Transport Aircraft (LTA) II para o fornecimento de novas aeronaves de transporte militar. O país é o 7º cliente do C-390 Millennium e o 1º na região. O contrato inclui um número não revelado de aeronaves, bem como um pacote de serviços e suporte que inclui treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças de reposição.

No Oriente Médio, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Embraer e a SAMI, com o objetivo de apoiar a expansão da presença operacional de ambas as empresas no Reino da Arábia Saudita. O acordo é focado na promoção das capacidades da aeronave C-390 Millennium e na prestação de suporte ao Ministério da Defesa do reino. A SAMI e a Embraer trabalharão para estabelecer diversas atividades no país, incluindo manutenção, montagem final de aeronaves, integração de sistemas de missão e atividades de treinamento.

Na Europa, a Embraer assinou outro Memorando de Entendimento (MoU) com a Netherlands Industries for Defence & Security (NIDV) com o objetivo de explorarem conjuntamente oportunidades alinhadas com a Estratégia da Indústria de Defesa da Holanda, com foco principal no C-390 Millennium e no A-29N Super Tucano.

Finalmente, em outubro, entrou em serviço o 1º KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP). A aeronave inclui equipamentos padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e, desde então, tem demonstrado o mesmo nível excepcional de produtividade registrado pela frota da Força Aérea Brasileira.

AVIAÇÃO COMERCIAL

A Embraer entregou 25 jatos comerciais no 4T23 e 64 aeronaves em 2023, 12% a mais do que no ano anterior.

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Na América do Norte, a Porter Airlines exerceu seus direitos de compra para fazer um pedido firme de 25 jatos E195-E2, que se somaram aos seus 50 pedidos firmes existentes. A companhia aérea canadense utilizará as novas aeronaves para ampliar seu premiado serviço para destinos em todo o continente. O negócio, avaliado em US$2,1 bilhões a preço de lista, entrou na carteira de pedidos no 4T23 e aumentou os pedidos firmes da companhia aérea com a Embraer para 75 aeronaves, com 25 direitos de compra remanescentes.

Na Ásia, o E190-E2 e o E195-E2 obtiveram a certificação de tipo da Autoridade de Aviação Civil de Cingapura (CAAS). As aeronaves são as de corredor único mais silenciosas e eficientes em termos de combustível do mundo. A Scoot, subsidiária de baixo custo da Singapore Airlines, deve começar a operar o E190-E2 em 2024.

Por fim, o E195-E2 recebeu da EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) a certificação para Steep Approach no Aeroporto da Cidade de Londres (LCY). Essa conquista é um desenvolvimento significativo, que permite que as companhias aéreas operem o E195-E2 no Aeroporto da Cidade de Londres, conhecido por sua aproximação desafiadora e pista curta. Juntamente com o E190-E2, que recebeu a certificação Steep Approach em 2021, ambos os membros da família E2 estão agora aprovados para operações a partir do LCY.

SERVIÇOS & SUPORTE

A Embraer Serviços & Suporte atingiu um marco significativo no 4T23 com o avanço do programa de conversão de aeronaves de passageiros para cargueiros, marcando o início de uma nova fase com a apresentação da nova pintura e o início dos testes em solo.

A unidade de negócios continuou a acelerar sua expansão e dobrou a capacidade de serviços de manutenção de jatos executivos nos Estados Unidos. A expansão apoiará o crescimento contínuo de sua base de clientes por meio da adição de 3 instalações de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) da Aviação Executiva em Dallas Love Field (Texas), Cleveland (Ohio), e Sanford (Flórida).

A Embraer-CAE Training Services (ECTS) anunciou uma expansão estratégica de sua capacidade de treinamento com a introdução de dois simuladores de voo do Phenom 300. O principal objetivo da joint-venture é atender à crescente demanda por treinamento em jatos executivos nos mercados norte-americano e europeu, reforçando o compromisso da companhia com os clientes da Aviação Executiva.

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RECONCILIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES IFRS E “NON-GAAP

Definimos Fluxo de caixa livre como Fluxo de caixa operacional menos Adições ao imobilizado, Adições ao intangível, Investimentos financeiros e Outros ativos. O Fluxo de caixa livre não é uma medida contábil no IFRS. Ele é apresentado porque é utilizado internamente como uma medida para avaliar certos aspectos do nosso negócio. A Companhia também acredita que alguns investidores o consideram uma ferramenta útil para medir a posição de caixa da Embraer. O Fluxo de caixa livre não deve ser considerado como uma medida de liquidez da Companhia ou como uma medida de seu Fluxo de caixa como reportado em IFRS. Além disso, o Fluxo de caixa livre não deve ser interpretado como uma medida do Fluxo de caixa residual disponível para a Companhia para gastos discricionários, uma vez que a Companhia pode ter exigências obrigatórias de serviço da dívida ou outras despesas não discricionárias que não são deduzidas desta medida. Outras empresas do setor podem calcular o Fluxo de caixa livre de maneira diferente da Embraer para fins de divulgação de resultados, limitando assim sua utilidade para comparar a Embraer com outras empresas do setor.

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O EBITDA LTM representa o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização acumulado ao longo dos últimos 12 meses. Não é uma medida financeira do desempenho financeiro da Companhia em IFRS. O EBIT conforme mencionado neste material de divulgação refere-se ao lucro antes de juros e impostos e, para fins de relatório, é o mesmo que o informado na Demonstração de Resultados como Lucro Operacional antes da Receita Financeira

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O EBIT e o EBITDA são apresentados porque são utilizados internamente como medidas para avaliar certos aspectos do negócio. A Empresa também acredita que alguns investidores os consideram ferramentas úteis para medir o desempenho financeiro de uma empresa. O EBIT e o EBITDA não devem ser considerados como alternativas para, isoladamente ou como substitutos da análise da condição financeira da Companhia ou dos resultados das operações, conforme divulgado no IFRS. Outras empresas do setor podem calcular o EBIT e o EBITDA de maneira diferente da Embraer para fins de divulgação de resultados, limitando a utilidade do EBIT e do EBITDA como medidas comparativas.

O EBIT ajustado e o EBITDA ajustado são medidas não-GAAP e ambos excluem o impacto de vários itens não recorrentes, conforme descrito nas tabelas abaixo.

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O Lucro líquido ajustado é uma medida não-GAAP, calculada pela adição do Lucro líquido atribuído aos acionistas da Embraer mais imposto de renda diferido e contribuição social do período, bem como pela remoção do impacto de itens não recorrentes. Além disso, para fins de cálculo dos benefícios (despesa) do Imposto de Renda da Embraer, a Companhia é obrigada a registrar impostos resultantes de ganhos ou perdas devido ao impacto das variações do Real sobre o Dólar norte-americano sobre ativos não monetários (principalmente Estoque, Intangível e Imobilizado). É importante observar que os impostos resultantes de ganhos ou perdas sobre ativos não monetários são considerados impostos diferidos e são contabilizados na demonstração consolidada do Fluxo de caixa da Companhia, sob imposto de renda e contribuição social diferidos. 

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ÍNDICES BASEADOS EM INFORMAÇÕES “NON-GAAP”

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