Embraer entrega o primeiro Praetor 500 para um cliente

Foto - Divulgação

A Embraer entregou hoje (23/12) o primeiro jato executivo Praetor 500 ao mercado, pouco mais de um ano após seu lançamento na NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Convention and Exhibition), em 2018.

Assim como o Praetor 600, que também possui certificação tripla da ANAC, FAA e EASA, representam as aeronaves tecnologicamente mais avançadas em suas categorias.

O primeiro Praetor 500 foi entregue à Flexjet, uma das líderes globais no mercado de transporte via jatos particulares, que está introduzindo a aeronave em sua frota por meio de um acordo de compra com a Embraer, anunciado na NBAA-BACE deste ano.

O acordo tem valor total de até US$1,4 bilhão, conforme os preços de lista atuais, e engloba uma frota de jatos executivos da Embraer. Com este pedido, que inclui o jato executivo da categoria leve Phenom 300 e os recém-certificados jatos Praetor 500 e Praetor 600, a Flexjet se torna o primeiro cliente frotista dos modelos Praetor.

“Como primeiro cliente frotista dos jatos executivos Praetor, a Flexjet, mais uma vez, estará à frente no mercado de propriedade compartilhada com a introdução do mais moderno jato médio existente”, afirma Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “É com muita gratidão e orgulho que entregamos o primeiro Praetor 500 à Flexjet. Estamos confiantes de que os clientes da Flexjet terão a oportunidade de aproveitar a melhor experiência de voo na aviação executiva.”

O sucesso da Flexjet com a entrada do Legacy 500 na frota Red Label em 2015, complementada pela introdução do Legacy 450 no ano seguinte, permitiu que seus clientes se beneficiassem das capacidades e do desempenho de aeronaves maiores ao custo de um jato médio. Ambos os modelos foram os primeiros da frota da Flexjet com a tecnologia fly-by-wire da Embraer, oferecendo uma experiência de voo mais suave, sem precedente no segmento de jatos médios.

“Temos o prazer de entregar o primeiro Praetor 500 do mercado para nossos clientes”, disse Michael Silvestro, CEO da Flexjet. “O Praetor 500 oferecerá ainda mais desempenho para os clientes da Flexjet do que os já conhecidos Legacy 450. Refletindo nosso comprometimento de operar a mais nova e moderna frota do mercado, começaremos a modificar todos os nossos Legacy 450 para o padrão do Praetor 500”.


A parceria entre a Embraer e a Flexjet teve início em 2003, quando a Flight Options, empresa que passou a fazer parte do grupo Flexjet em 2015, se tornou a primeira empresa de propriedade compartilhada a introduzir o jato executivo Legacy em sua frota.

Ao oferecer aos seus clientes uma experiência de voo comparável à cabine de um jato grande com a economia de um supermédio, a Flight Options foi capaz de atender um número maior de clientes, de forma ainda melhor, viabilizando o crescimento da empresa por meio das aeronaves da Embraer, projetadas para alta utilização, permitindo assim alta disponibilidade operacional da frota.
A Flight Options introduziu o Phenom 300 na sua frota em 2010 e recebeu a 100a unidade produzida do Phenom 300 em 2012, mesmo ano em que ele se tornou o jato executivo da categoria leve mais vendido do mercado.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Phenom 300 tem sido o jato executivo leve mais entregue da indústria, de acordo com a Associação de Fabricantes da Aviação Geral (GAMA, do inglês “General Aviation Manufacturers Association”). Também de acordo com dados da GAMA, o Phenom 300 foi o único jato executivo a alcançar a marca de 500 entregas na última década.