A Embraer entregou 14 jatos para o mercado de aviação comercial nos Estados Unidos, Europa e Ásia Pacifico ao longo do primeiro trimestre de 2018 (1T18). No segmento de aviação executiva, 11 unidades foram entregues nesse período, sendo oito jatos leves e três jatos grandes.
Com relação ao valor consolidado da carteira de pedidos firmes da Embraer, em dólares americanos, a Embraer divulgará esse valor referente ao 1T18, juntamente com os resultados do 1T18 em 27 de abril de 2018, uma vez que a carteira de pedidos firmes passou a fazer parte das Demonstrações Financeiras.
Entregas do 1T18:
Entregas por Segmento |
1T18 |
|
|
Aviação Comercial |
14 |
EMBRAER 175 (E175) |
11 |
EMBRAER 190 (E190) |
3 |
|
|
Aviação Executiva |
11 |
Phenom 100 |
3 |
Phenom 300 |
5 |
Jatos leves |
8 |
Legacy 450 |
2 |
Legacy 500 |
1 |
Jatos grandes |
3 |
|
|
TOTAL |
25 |
Destacamos o período de transição da Embraer na parte de aviação comercial, visto que a empresa está mudando parte de sua produção para os novos E-Jets E2, através de um esquema híbrido. Além disso o mercado também está aguardando a entrada em serviço dos novos jatos da Embraer e, portanto, adiando algumas entregas.
Destaques
O principal destaque do trimestre foi a certificação tripla do jato E190-E2, primeira aeronave da segunda geração de E-Jets de aviões comerciais, ocorrida em 28 de fevereiro. O avião recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, e da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA). É a primeira vez que um programa aeronáutico com o nível de complexidade do E2 recebe um certificado de tipo das três das maiores autoridades internacionais de certificação simultaneamente.
Antes da certificação, a Embraer anunciou os resultados finais dos testes em voo confirmando o E2 como as mais eficientes aeronaves de corredor único do mercado. Em termos de consumo de combustível, o E190-E2 provou ser 1,3% melhor do que originalmente esperado, o que representa uma melhoria de 17,3% em relação ao E190 de geração atual.
A primeira entrega do E190-E2 foi realizada em abril, portanto não está incluída nos dados de entrega aqui divulgados.
A Embraer Defesa & Segurança anunciou, durante o Singapore Airshow, a assinatura de uma Carta de Intenção com a empresa de serviços de aviação SkyTech para aquisição de até seis aeronaves de transporte multimissão KC-390. As aeronaves estão destinadas a diversos projetos de defesa e ambas as empresas também concordaram em avaliar uma potencial colaboração estratégica com o objetivo de explorar conjuntamente novas oportunidades de negócios nas áreas de treinamento e serviços.
Durante o 1T18, a Embraer entregou o primeiro jato executivo Phenom 300E depois de receber a certificação da Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency-EASA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O novo modelo de jatos leves foi lançado e apresentado na Conferência e Exposição de Aviação Executiva da NBAA-BACE, em outubro de 2017.
Carteira de pedidos
Carteira de Pedidos – Embraer Aviação Comercial (em 31 de Março de 2018) |
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Modelo |
Pedidos Firmes |
Opções |
Entregas |
Pedidos Firmes a Entregar |
E170 |
191 |
5 |
190 |
1 |
E175 |
603 |
150 |
511 |
92 |
E190 |
592 |
44 |
549 |
43 |
E195 |
169 |
1 |
164 |
5 |
175-E2 |
100 |
100 |
0 |
100 |
190-E2 |
74 |
97 |
0 |
74 |
195-E2 |
106 |
90 |
0 |
106 |
Total |
1.835 |
487 |
1.414 |
421 |
Obs.: Entregas e pedidos firmes em carteira incluem aeronaves vendidas pelo segmento de Defesa para companhias aéreas estatais (Satena e TAME). |
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