De acordo com sua mais recente perspectiva de mercado (Market Outlook), a Embraer estimou uma sólida demanda de mercado para 6400 novos jatos no segmento de 70 a 130+ assentos (2280 unidades no segmento de 70 a 90 assentos e 4120 unidades no segmento de 90 a 130+ assentos), cujo valor é de aproximadamente US$ 300 bilhões, até 2036.
A frota mundial de jatos em serviço no segmento de 70 a 130+ assentos aumentará de 2700 aviões em operação em 2016 para 6710 em 2036, sendo o crescimento mais rápido entre todos os segmentos. O crescimento do mercado será responsável por 63% da demanda enquanto a substituição de aeronaves antigas corresponderá aos 37% restantes.
Embora as perspectivas variem consideravelmente em cada região, os fatores que sustentam a demanda de mercado por jatos no segmento de 70 a 130+ assentos permanecem intactos, seja alimentando complexas redes nos principais aeroportos, seja explorando novos mercados e complementando as operações de narrow-bodies.
Otimização de frota é fundamental como resposta à volatilidade dos ciclos da indústria, e uma frota simplificada não significa necessariamente uma frota otimizada. Aeronaves de tamanho ideal trazem consigo uma abordagem mais inteligente. Maior controle no ajuste da capacidade de assentos à demanda de mercado pode evitar a degradação da receita unitária e proporcionar uma estrutura de custos competitiva.
O E195-E2, por exemplo, será capaz de prover uma proposta atrativa com custo por viagem bem mais baixo e custo por assento comparável aos narrow-bodies de maior capacidade, enquanto combina maior retorno com a oportunidade de aumentar a receita unitária.
“A indústria aérea é notoriamente conhecida por seus ciclos. O melhor controle de oferta de assentos permite uma busca contínua por maiores lucros e eficiência. A capacidade de retomar o crescimento da receita unitária, em lugar da expansão agressiva de capacidade de assentos, é crucial”, disse John Slattery, Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial.
Entregas de Jatos de 70-130+ Assentos por Região
Região |
Entregas |
Participação |
América do Norte |
2020 |
32% |
Ásia Pacífico |
1710 |
27% |
Europa |
1150 |
18% |
América Latina |
690 |
11% |
CEI |
390 |
6% |
África |
220 |
3% |
Oriente Médio |
220 |
3% |
Mundo (2017-2036) |
6400 |
Estimativa da Airbus
Na semana passada a Airbus lançou sua previsão para o mercado de aeronaves acima de 100 assentos.
De acordo com a Airbus, de 2017 até 2036 serão necessários 35 mil novos aviões com capacidade acima de 100 passageiros, tudo isso para conseguir sustentar o tráfego global que aumenta 4,4% ao ano. Além disso 730 novos aviões de carga (aqueles que são entregues sem nenhum uso) serão necessários. O valor total dessas encomendas pode alcançar 5,3 trilhões de dólares.