Como havíamos noticiado na sexta-feira (30), o Embraer KC-390 seria a estrela do evento que comemorava os 65 anos da FAP (Força Aérea Portuguesa), e no dia 2 de julho o KC-390 participou do evento se apresentando para o público de Portugal pela primeira vez.

Assim que o KC-390 de prefixo “PT-ZNJ” foi escoltado por dois caças F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Portuguesa, além da passagem com a escolta, o avião de transporte da Embraer fez um show solo, com curvas fechadas, e arremetidas.

Foto – Embraer/Divulgação

Após a demonstração do avião da Embraer, a aeronave ficou em exposição estática por cerca de 4 horas, onde o público conseguiu conhecer de perto a nova aeronave de transporte da FAP.

A participação do KC-390 foi importante, pois o governo de Portugal escolheu o KC-390 para incorporar a aviação de transporte do país, substituindo assim os aviões Lockheed Martin C-130.

O KC-390 está em turnê pela Europa desde o Paris Air show, há três semanas, onde se apresentou pela primeira vez em um grande evento internacional de aviação. Além da turnê europeia, a aeronave irá para alguns países do Oriente Médio, Ásia e do Norte da África.

 

KC-390 da FAP terão equipamentos de combate a incêndios florestais

Além da participação em Portugal, a ida do KC-390 foi crucial para a discussão de combate a incêndios. O ministro da defesa, José Azeredo Lopes, informou nesse sábado que o Governo de Portugal estará mais envolvido em uma gestão de combate a incêndios, com participação da aeronave brasileira.

O ministro disse que aquisição do KC-390 será um grande investimento ao país, pois uma das funções que o KC-390 pode executar é o combate de incêndios.

Porém não será por agora, a previsão para o contrato de aquisição do KC-390 é para o próximo ano. E com isso a Força Aérea Portuguesa utilizará outras soluções, até receber o Embraer KC-390.