Foto - Embraer/Divulgação

A Embraer apresentará os jatos executivos Phenom 100EV e Phenom 300E na 18ª EBACE, exposição e convenção europeia da aviação executiva (do inglês, European Business Aviation Conference and Exhibition) em Genebra, na Suiça, de 29 de maio até 31 de maio.

O Phenom 100EV, uma evolução do Phenom 100E da categoria entry-level, oferece um desempenho superior com novos aviônicos e motores modificados.

Já o Phenom 300E teve sua cabine de passageiros reformulada, os novos sistemas de entretenimento e de gerenciamento da cabine de passageiros nice HD CMS/IFE, da Lufthansa Technik.

O Phenom 300E foi anunciado e apresentado durante a edição 2017 da NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition), convenção e exposição da aviação executiva realizada em outubro de 2017, nos Estados Unidos. 

O jato recebeu no primeiro trimestre de 2018 as certificações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Federal Aviation Administration (FAA) e da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA). O primeiro Phenom 300E foi entregue em março último, somente cinco meses após seu lançamento, a um cliente da África do Sul.

As duas aeronaves são a mais recente atualização da família Phenom, as menores opções de jato executivo que a Embraer oferece. Destaque para o Phenom 300, que mesmo sendo líder por seis anos consecutivos em sua categoria em todo mundo, ganhou uma renovação que mudou seu conceito com a mais recente tecnologia do mercado.

Já foram entregues 14 Phenom 100EV até o momento e há mais de 50 Phenom 100, Phenom 100E and Phenom 100EV em operação em 20 países pela Europa, África e Oriente Médio. Mais de 350 aeronaves desse modelo estão voando em 30 países.

Atualmente há mais de 75 aviões Phenom 300 em operação em 17 países pela Europa, África e Oriente Médio, e 435 estão operando em 30 países ao redor do mundo.

 

Phenom 100EV

O aclamado Prodigy Touch Fly Deck, que foi introduzido no mercado pelo Phenom 300, agora é destaque no Phenom de nível de entrada 100EV. Os motores modificados da Pratt & Whitney Canada (PW617F1-E) oferecem maior velocidade com desempenho superior, especialmente quando o avião está operando em regiões de alta temperatura e grande altitude.

O Phenom 100 EV tem motores Pratt & Whitney Canada PW617F1-E, com 1730 libras de empuxo, chegando a 405 nós em velocidade de cruzeiro e até 15% mais empuxo em aeroportos elevados e com altas temperaturas, o que equivale a mais alcance e menor tempo de subida. A aeronave tem alcance de 1178 milhas náuticas (2182 km) com quatro passageiros e reservas no padrão NBAA IFR.

A cabine de comando permite operação com um só piloto, no modo Single Pilot, com alerta situacional elevado pela interface homem-máquina da aviônica Prodigy Touch, baseada no Garmin G3000, com painéis maiores e de alta resolução, telas divisíveis e novo radar meteorológico.

O Phenom 100 EV também apresenta melhorias no interior, tais como novo perfil do corredor para aumentar o espaço e tomadas reposicionadas com carregador USB. A aeronave apresenta onze opções de design do interior, luz natural abundante de amplas janelas, inclusive no lavabo privativo, um recurso tipicamente visto somente em aeronaves maiores, assim como no caso do compartimento de bebidas, a escada integrada e o maior compartimento de bagagem de sua classe.

O Phenom 100 é o modelo de jato executivo de maior frota no Brasil, com aproximadamente 100 aeronaves em operação no país.

 

Phenom 300E

O Phenom 300E tem desempenho entre os melhores jatos da categoria light, com velocidade máxima de cruzeiro de 453 nós (839 km/h) e um alcance de 3.650 quilômetros (1,971 milhas náuticas) com seis ocupantes nas condições NBAA IFR. Com a melhor razão de subida e desempenho de pista da sua classe, o Phenom 300E tem custos de operação e de manutenção menor do que seus concorrentes. A aeronave voa a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros), propulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E, com 3.360 libras de empuxo cada.

O conforto dos assentos, com capacidade de reclínio e amplo movimento, é acentuado pela melhor pressurização de cabine entre os jatos leves (altitude máxima de 6.600 pés).

Os novos assentos do Phenom 300E tem encosto mais largo para melhorar o apoio de cabeça, e apoio para as pernas estendidos para melhoria ergonômica. Os assentos da aeronave têm projeto de design e de engenharia da Embraer e serão fabricados pela Embraer em Titusville, nos Estados Unidos.

O Phenom 300E apresenta um exclusivo painel tecnológico centralizado ao longo do teto da cabine, melhorando a ergonomia para passageiros. O inovador painel tecnológico exibe informações do voo aos passageiros e oferece interação conveniente com controles da cabine, bem como a opção de entretenimento com áudio e vídeo sob demanda em dois monitores retráteis de sete polegadas (17.78 cm).

A unidade também oferece iluminação inovadora com ampla seleção de tons de cores e contém saídas de ar de baixo perfil com melhoria de conforto acústico. A conectividade bluetooth também permite aos passageiros visualizar informações em voo em seus dispositivos pessoais.