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Emirates fecha ano financeiro com lucro líquido de US$ 1,2 bilhão

Airbus A380 Emirates

O Grupo Emirates anunciou hoje seus resultados do primeiro semestre do ano fiscal de 2022-2023. O Grupo anunciou lucro líquido no primeiro semestre de 2022-2023 de AED 4.2 bilhões (US$ 1.2 bilhões), um desempenho semestral recorde e recuperação do prejuízo de quase AED 10 bilhões de seus AED 5.7 bilhões (US$ 1.6 bilhão) registrado no mesmo período do ano passado.

O Grupo também anunciou EBITDA de AED 15.3 bilhões (US$ 4.2 bilhões), uma grande melhoria em relação aos valores de AED 5.6 bilhões (US$ 1.5 bilhão) registrados no mesmo período do ano passado, mostrando sua forte rentabilidade operacional.

A receita do Grupo foi de AED 56.3 bilhões (US$ 15.3 bilhões) nos primeiros seis meses de 2022-2023, um aumento de 128% em relação à receita de AED 24,7 bilhões (US$ 6.7 bilhões) do ano passado. Esse aumento é resultado da forte demanda por transporte aéreo em todo o mundo após a flexibilização e remoção das restrições de viagem relacionadas à pandemia.

O Grupo encerrou o 1º semestre do ano fiscal de 2022-2023 com uma forte posição de caixa de AED 32.6 bilhões (US$ 8.9 bilhões) em 30 de setembro de 2022, em comparação caixa de AED 25,8 bilhões (US$ 7.0 bilhões) em 31 de março de 2022. O Grupo usou suas fortes reservas de caixa para atender às necessidades dos negócios, incluindo pagamentos de dívidas e compromissos relacionados à pandemia.

Sua Alteza o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO da Emirates Airline e do Grupo Emirates, disse: “O desempenho recorde do Grupo nos primeiros seis meses do ano fiscal de 2022-2023 é resultado de planejamento, resposta ágil dos negócios e dedicação dos nossos funcionários talentosos e comprometidos.”

“Em todo o Grupo, a recuperação das nossas operações acelerou com a flexibilização e remoção das restrições de viagem nos países. Estávamos prontos e entre os primeiros para atender à forte demanda dos clientes, graças aos nossos planos de negócios robustos, ao suporte dos nossos parceiros do setor e aos nossos investimentos contínuos em pessoas, tecnologia, produtos e serviços.”

“Para os próximos meses, continuamos focados em restaurar nossas operações até atingir os níveis pré-pandemia e recrutar talentos com habilidades certas para atender aos nossos requisitos atuais e futuros. Esperamos que a demanda dos clientes das nossas unidades de negócios permaneça forte no segundo semestre do ano fiscal de 2022-2023. Porém, o horizonte não está livre de situações adversas; por isso, estamos acompanhando de perto os custos inflacionários e outros desafios, como o fortalecimento do dólar e as políticas fiscais dos principais mercados.” O Xeique Ahmed acrescentou: “O Grupo espera retomar seu histórico de lucratividade no final do ano fiscal completo.”

Acompanhando o aumento da capacidade e das atividades de negócios, a base de funcionários do Grupo Emirates aumentou 10% em comparação com 31 de março de 2022, totalizando 93.893 funcionários em 30 de setembro de 2022. A Emirates e a dnata também iniciaram campanhas de recrutamento para cargos específicos, que vão atender a futuros requisitos.

 

Emirates Airline

A Emirates continuou focada em restaurar sua rede global de passageiros e conexões por meio de seu hub em Dubai, reiniciando os serviços e adicionando voos para atender à demanda de clientes em todos os mercados.

Em junho, a Emirates lançou voos para Tel Aviv, um novo destino em sua malha aérea. Expandindo as opções de conectividade para os clientes, a Emirates fez acordos de codeshare e interline com 12 companhias aéreas nos primeiros seis meses do ano fiscal de 2022-2023: Airlink, AEGEAN, ITA Airways, Air Baltic, Air Canada, Bamboo Airways, Batik Air, Finnair, Royal Air Maroc, Sky Express, Sun Country Airlines e United Airlines.

Até o fechamento do primeiro semestre do ano fiscal de 2022-2023, a companhia aérea operava voos de passageiros e carga para 140 aeroportos, usando toda a sua frota de aeronaves Boeing 777 e 73 aeronaves A380.

Foto: Emirates/Divulgação

Durante os primeiros seis meses do ano fiscal de 2022-2023, a Emirates recebeu dois novos cargueiros Boeing 777 e devolveu um antigo cargueiro da sua frota como parte da sua estratégia para minimizar as emissões e operar aeronaves modernas e eficientes.

Como as novas aeronaves de passageiros devem chegar apenas em 2024, a Emirates iniciou este mês seu programa multibilionário para modernizar 120 aeronaves e incluir os mais recentes interiores e produtos de cabine.

A Emirates apresentou novos produtos e iniciativas para clientes, cumprindo sua promessa de “voar melhor”, incluindo menus aprimorados em todas as classes de cabine e o lançamento de um novo programa de hospitalidade para aprimorar o treinamento e a entrega de serviços.

Em agosto, a Emirates lançou sua experiência Premium Economy completa e obteve resposta extremamente positiva de clientes “seletos” em voos para Londres, Paris e Sydney. A Emirates planeja lançar seu produto Premium Economy em outras cinco rotas antes de terminar o ano fiscal de 2022-2023, conforme ficarem prontas as aeronaves reformadas e equipadas com esses assentos populares em seu programa de modernização.

A capacidade geral durante os primeiros seis meses do ano fiscal aumentou 40% e atingiu 22.8 bilhões de toneladas de carga disponível por quilômetro (ATKM), devido à expansão do programa de voos resultante da flexibilização das restrições de viagem em vários outros países.

A capacidade, medida em assentos disponíveis por quilômetro (ASKM), aumentou 123%, enquanto o tráfego de passageiros transportados medido em passageiro pagante por quilômetro (RPKM) aumentou 265%, com taxa de ocupação média de passageiros de 78.5%, em comparação com 47.9% no mesmo período do ano passado.

A Emirates transportou 20 milhões de passageiros entre 1 de abril e 30 de setembro de 2022, um aumento de 228% em relação ao mesmo período do ano passado. A Emirates Skycargo transportou 936.000 toneladas de carga no primeiro semestre do ano fiscal, que representa redução de 14% em relação ao mesmo período do ano passado, já que a companhia aérea transferiu a capacidade de seus “minicargueiros” de volta para as aeronaves de passageiros.

O lucro da Emirates no primeiro semestre de 2022-2023 atingiu um novo recorde de AED 4 bilhões (US$ 1.1 bilhões), comparado à perda do ano passado de AED 5,8 bilhões (US$ 1.6 bilhão). Apesar do câmbio desfavorável, a receita da Emirates, incluindo outras receitas operacionais, de AED 50.1 bilhões (US$ 13.7 bilhões) aumentou 131% em comparação com a receita de AED 21,7 bilhões (US$ 5.9 bilhões) registrada no mesmo período do ano passado.

O bom desempenho da retomada da companhia aérea é impulsionado pela forte demanda de passageiros por viagens internacionais em todos os mercados e mostra a capacidade da companhia aérea de planejar para atender à demanda, ajustar a capacidade e atrair clientes com seus produtos de alta qualidade e proposta de valor.

Os custos operacionais da Emirates aumentaram 73% contra o crescimento da capacidade geral de 40%, principalmente devido ao aumento substancial nos custos de combustível, que subiram mais do que o triplo em relação ao mesmo período do ano passado. Isso se deve principalmente ao aumento de combustível de 65%, devido ao aumento das operações de voo e do preço médio do petróleo que duplicou durante esse período.

O combustível, que foi o maior custo operacional da companhia aérea nos relatórios pré-pandemia, representou 38% dos custos operacionais, um dos maiores índices de todos os tempos, comparado a 20% nos primeiros seis meses do ano passado.

Impulsionado pela forte demanda e pelo aumento das operações no primeiro semestre do ano fiscal, o EBITDA da Emirates cresceu quase três vezes e atingiu AED 14.7 bilhões (US$ 4 bilhões) versus AED 5,0 bilhões (US$ 1.4 bilhão) no mesmo período do ano passado.

 

dnata

Devido ao aumento do tráfego aéreo e de passageiros em todos os mercados, os negócios da dnata de serviços de manuseio de carga, fornecimento de refeições e vendas de varejo e serviços de viagens tiveram um aumento significativo nas operações.

Isso trouxe um forte crescimento da receita nos primeiros seis meses de 2022-2023; porém, o desempenho geral da dnata foi afetado pela inflação e pelo aumento dos custos nos mercados onde opera.

No primeiro semestre de 2022-2023, a dnata aumentou sua presença com novos contratos de concessão de longo prazo para prestar serviços em Zanzibar (operações aeroportuárias da dnata) e Ras Al Khaimah (Alpha Catering).

Emirates Dnata Aeroportos
Foto – Dnata/Reprodução

Sua divisão de operações aeroportuárias entrou no mercado alemão com a aquisição da Wisskirchen Handling Services, operadora exclusiva do Cologne Bonn Cargo Centre; e adquiriu os 30% restantes da empresa de serviços de suporte em terra no Brasil, assumindo desta forma a propriedade total deste negócio.

Garantindo sua preparação futura para fornecer serviços seguros e de alta qualidade a seus clientes, a dnata destinou US$ 100 milhões para implementar tecnologia e iniciativas verdes em seus negócios e investiu US$ 17 milhões em suas operações em Erbil, Iraque, incluindo uma instalação avançada para produtos refrigerados, uma instalação de manutenção de ônibus e um depósito de carga.

A receita da dnata, incluindo outras receitas operacionais, de AED 7.3 bilhões (US$ 2 bilhões) dobrou em comparação com a receita de AED 3,7 bilhões (US$ 1 bilhão) gerada no mesmo período do ano passado.

O lucro geral da dnata no período foi de AED 236 milhões (US$ 64 milhões) em relação ao lucro de AED 85 milhões (US$ 23 milhões) registrado no mesmo período do ano passado.

As operações aeroportuárias da dnata continuam gerando a maior parte da receita; neste período essas operações geraram AED 3.5 bilhões (US$ 944 milhões), um aumento de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, considerando o aumento da demanda de clientes principalmente nos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Itália e Reino Unido. Em todas as suas operações, o número de aeronaves que receberam os serviços da dnata aumentou 56% e atingiu 347,581, movimentando 1.4 milhões de toneladas de carga, com pequena redução de 2%, refletindo o foco das companhias aéreas nas operações de passageiros.

As operações de refeições de voos e varejo da dnata contribuíram com AED 2.4 bilhões (US$ 651 milhões) para a receita, um aumento de 212% com fortes aumentos de produção na Austrália, Reino Unido e Estados Unidos para atender à demanda dos clientes. O número de refeições aumentou consideravelmente em 204%, atingindo 50.5 milhões de refeições, em comparação com as 16.6 milhões de refeições registradas no ano passado.

A divisão de viagens da dnata contribuiu com AED 1.2 bilhões (US$ 323 milhões) para a receita, um aumento de 708% em relação ao valor de AED 147 million (US$ 40 milhões) registrado no mesmo período do ano passado. Esse aumento foi impulsionado em grande parte pela forte recuperação da demanda por viagens e reservas em suas unidades no Oriente Médio e Reino Unido.

Esta divisão apresentou vendas de valor transacional total de AED 4.7 bilhões (US$ 1.3 bilhões) versus AED 726 milhões (US$ 198 milhões) no mesmo período do ano passado.

 

 

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