• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Emirates realizou os primeiros voos regulares usando combustível com óleo de cozinha

Emirates SAF Combustível sustentável óleo de cozinha
Foto: Emirates

Os primeiros voos da Emirates operados com combustível sustentável de aviação (SAF) fornecido pela Shell Aviation decolaram do aeroporto internacional de Dubai (DXB). O voo EK 412 da Emirates com destino a Sydney no dia 24 de outubro foi um dos primeiros a operar com SAF.

A Shell forneceu 315 mil galões de SAF misturado para uso no hub da companhia aérea em Dubai. Com este primeiro fornecimento de SAF, a Emirates realizou uma série de missões ao longo das últimas semanas.

Os combustíveis SAF utilizados na aviação são compostos por resíduos orgânicos, incluindo óleo de cozinha usado. O seu uso não só barateia a produção do combustível de aviação, bem como auxilia na redução da emissão de CO₂ com 90% menos emissões quando comparado com o querosene de aviação.

O SAF misturado fornecido pela Shell ao sistema de abastecimento do aeroporto DXB era composto por uma proporção de 40% de SAF puro e 60% de combustível convencional Jet A-1. As características químicas nesta proporção são idênticas às do combustível de aviação convencional; por isso, o SAF misturado pode ser perfeitamente integrado à infraestrutura de combustível atual do aeroporto e utilizado nos motores de toda a frota da Emirates, sem necessidade de modificações.

Na sua forma pura, o SAF reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 80% ao longo do seu ciclo de vida, quando comparado ao combustível de aviação convencional. A Emirates também tem monitorado a entrega, o uso e os benefícios ambientais do SAF por meio da plataforma Avelia, a solução sobre SAF alimentada por blockchain da Shell Aviation.

A Emirates operou o primeiro voo de demonstração com SAF 100% da região em janeiro. A companhia aérea tem defendido ativamente o fortalecimento das pesquisas para aumentar a compreensão do setor sobre o uso de SAF em proporções maiores, seu desempenho, segurança e confiabilidade, apoiando a padronização e a futura certificação do SAF 100%, que atualmente ainda não está aprovado para uso comercial regular.

A companhia aérea começou a usar o SAF em 2017 em um voo que partiu de Chicago e, desde então, voos de Estocolmo, Paris, Lyon e Oslo também utilizaram SAF misturado.

 

Leia também: 

 

Com informações: Emirates

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]