Emirates SkyCargo
Foto: Emirates

A Emirates SkyCargo transportou mais de 1 bilhão de doses de vacinas contra a COVID-19 em suas aeronaves. A transportadora de carga aérea alcançou essa marca histórica 18 meses depois da primeira remessa de vacinas contra a COVID-19 testadas em outubro de 2020.

Mais de 4.200 toneladas dessas vacinas, equivalentes a mais de 1 bilhão de doses, foram levadas para mais de 80 destinos em mais de 2.000 voos da Emirates. Quase dois terços deste 1 bilhão foram transportados para países em desenvolvimento.

Em agosto de 2020, a Emirates SkyCargo foi uma das primeiras transportadoras globais de carga aérea a começar a mapear a logística para a movimentação e o transporte das vacinas contra a COVID-19. Em outubro de 2020, a Emirates anunciou que faria um hub aeroportuário certificado segundo as boas práticas de distribuição (BPD), dedicado ao transporte de vacinas contra a COVID-19.

Neste mesmo mês, trabalhando com seus parceiros de logística, a divisão de carga da Emirates transportou remessas de vacina experimental contra a COVID-19 passando por Dubai.

Em janeiro de 2021, a companhia se uniu às principais empresas sediadas em Dubai para formar a Dubai Vaccine Logistics Alliance e acelerar a distribuição de vacinas para países em desenvolvimento passando por Dubai. No mês seguinte, a transportadora assinou um pré-acordo com o UNICEF para priorizar o transporte e a entrega de vacinas contra a COVID-19 em apoio à iniciativa COVAX do UNICEF. No início de abril de 2021, a Emirates SkyCargo já havia transportado mais de 50 milhões de doses das vacinas.

Já em junho, ela expandiu a infraestrutura para o transporte de produtos farmacêuticos refrigerados no aeroporto internacional de Dubai, permitindo o armazenamento de cerca de 60 a 90 milhões de doses adicionais de vacinas contra a COVID-19. Com a expansão global da distribuição e administração delas, a Emirates SkyCargo facilitou o transporte de volumes ainda maiores de vacinas contra a COVID-19 desde o local de fabricação até os destinos finais, atingindo 250 milhões de doses em setembro de 2021 e 600 milhões de doses em dezembro de 2021.

A Emirates SkyCargo é uma das principais transportadoras globais de produtos farmacêuticos que exigem controle de temperatura. Além das vacinas contra a COVID-19, a Emirates SkyCargo transporta em seus voos outros medicamentos e tratamentos essenciais que salvam vidas para mais de 140 destinos em seis continentes. Estima-se que as aeronaves da Emirates transportam diariamente 200 toneladas de produtos farmacêuticos.

Via: Emirates