Advertisement

Enchentes no RS: Exército Brasileiro, São Paulo e Santa Catarina enviam helicópteros em apoio

Helicóptero HM-1 Pantera da Aviação do Exército Brasileiro. Enchentes, Rio Grande do Sul, chuvas

O Rio Grande do Sul está vivendo um dos piores desastres naturais de sua história. Em apoio, organizações federais e estaduais deslocam meios aéreos para atuar nas ações de busca e resgate em meio às enchentes. O Exército Brasileiro e as polícias militares de São Paulo e Santa Catarina já estão enviando helicópteros para o interior gaúcho. 

Ainda na quarta-feira (01) o helicóptero Águia 12 (H125 Esquilo) do Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo (PMSP) pousou na capital Porto Alegre. Nesta quinta-feira, o grupo paulista já realizou resgates no interior do RS, conforme imagens divulgadas pelas redes sociais da unidade. A PMSP também empregou um turboélice King Air B200 no transporte de equipes do Corpo de Bombeiros. 

Também na quarta-feira, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) deslocou um helicóptero Esquilo B2 (Águia 07) para o Rio Grande do Sul. No dia anterior, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de SC também já estava no Estado. As informações são da Defesa Civil de SC. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Polícia Militar do Estado SP (@pmesp)

Já o Comando de Aviação do Exército Brasileiro está deslocando dois helicópteros HM-1A Pantera K2 e um HA-1 Fennec AvEx para o estado gaúcho. O Exército já tem um helicóptero Pantera atuando na região. A Força Aérea Brasileira atua na região desde a segunda-feira (30), empregando dois helicópteros H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera, tendo realizado diversos resgates, como o de uma família inteira e de uma criança de dois anos hoje. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comando de Aviação do Exército (@cavex_exercito)

Ao mesmo tempo, meios aéreos das forças de segurança pública do próprio RS também atuam nas enchentes. A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do RS estão empregando helicópteros Leonardo Aw119 Koala, enquanto a Polícia Civil Gaúcha usa o seu helicóptero H125 Esquilo (Gavião 01).

Segundo o governador Eduardo Leite, as enchentes, que já deixaram 13 pessoas mortas e 21 desaparecidas, formam o maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul. Leite fez pedidos públicos de ajuda ao Governo Federal, especialmente de apoio aéreo. Hoje o Presidente Lula e sua comitiva pousaram em Santa Maria, no centro do estado. Ainda na quarta-feira, em chamada telefônica com Leite, Lula disse que iria “colocar quantos homens forem necessários para ajudar. Não há limite de pessoas para a gente mandar”. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Águia, enchentes, helicopteros, Rio Grande do Sul