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Engenheiro constrói incrível aeromodelo fiel ao F-35B

O engenheiro e YouTuber Joel Vlashof construiu um F-35B em escala 1/10, com quase todos os seus recursos em funcionamento. Seu modelo é a versão F-35B que possui a capacidade de decolagem curta e pouso vertical (STOVL), e ele diz que está trabalhando nisso há mais de sete anos.

O F-35B da Vlashof é “uma máquina complexa, com um total de 19 portas na parte externa da aeronave para armas, trem de pouso e propulsores”, relata Hackaday . “O propulsor na cauda pode girar 90 [graus] para baixo nas operações do VTOL, usando um interessante mecanismo de rotação de 3 mancais.”

“A pressão é fornecida por dois motores EDF, o bico giratório é impresso em 3D e acionado por três conjuntos de pequenos motores DC, e todas as 5 portas do VTOL são acionadas por um único servo no nariz por meio de uma série de ligações. Para controle de inclinação, o ar do ventilador principal é canalizado para as pontas das asas e controlado por válvulas servo-atuadas. Um controlador de vôo destinado ao uso em um rotor múltiplo é usado para ajudar a manter o avião estável enquanto está pairando”, disse Joel Vlashof.

Para Vlashof, essa complexidade significa versões contínuas em escala de 1/10 de cada um dos componentes do F-35B, que ele testa e demonstra em frequentes vídeos curtos em seu canal no YouTube. Para fazer peças personalizadas para um tipo de modelo de trabalho que ninguém jamais viu antes, é necessário fabricar a maioria das coisas individualmente, modelar e ajustá-las manualmente. Em abril, Vlashof finalmente instalou todas as sete portas de trabalho.

A contraparte da vida real do F-35B também tem um marco no desenvolvimento: uma correção para um problema descoberto quando um piloto tentou pousar em um dia extremamente quente, identificado pela primeira vez em 2019 e com progresso planejado em “abril de 2020”. Esses problemas ainda estão documentados e na fila, mas não são resolvidos – com o tempo de atraso que o projeto do F-35 sofreu por anos.

O modelo de Vlashof não enfrentará longos dias quentes no deserto, mas outras falhas de projeto e função poderiam hipoteticamente diminuir, como irregularidades de voo que ocorrem sob um determinado ângulo de ataque. Mas a maioria, como falhas no computador de inventário de peças e voo supersônico limitado para preservar a montagem da cauda, ​​nunca precisa aparecer no quintal de Vlashof ou na linha de modelos de aviões local.

Hackaday diz agora que o modelo de Vlashof pode ser executado nos modos de voo horizontal e pairar, a próxima grande conquista será alternar perfeitamente entre os dois – a marca registrada do verdadeiro F-35B. E ele está trabalhando em conjunto em uma maquete Harrier , outra embarcação icônica do VTOL.

Fonte Popular Mechanics

 

 

 

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