Debaixo de chuva e sob fortes emoções, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou, na manhã desta sexta-feira (17/12), a solenidade militar de conclusão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

Ao todo, foram formados 161 alunos da Turma Sabre, que ingressaram em janeiro de 2019 e, após três anos de dedicação, encerraram os estudos com aproveitamento na Escola.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, presidiu a cerimônia militar, sendo recebido pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça.

Também prestigiaram a solenidade o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; dentre outros Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB), professores e demais autoridades.

Tendo iniciado sua vida militar na EPCAR, como Aluno, onde ingressou no ano de 1975, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou suas lembranças da Escola e parabenizou os formandos.

“Ao retornar como Comandante de nossa Força à ‘nascente do poder aéreo’, deixei que meus pensamentos me conduzissem ao ano de 1977, e revivi os felizes dias do Aluno 75-126 Baptista Junior, aqui em Barbacena. […] Parabéns a todos por essa esplêndida conquista, e que este seja apenas o primeiro passo de uma longa caminhada repleta de realizações a serviço de nosso grandioso Brasil”, disse.

Segundo o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, o dia foi muito especial.

“Novos futuros cadetes estão sendo entregues para a Força Aérea Brasileira. E, hoje, aqui debaixo de chuva, a gente vê que os valores estão realmente consagrados e absorvidos por eles. É muita emoção. A Diretoria de Ensino fica muito feliz de, juntamente com a EPCAR, trabalhar na formação dos futuros líderes da FAB”, declarou. 

Durante a formatura, ocorreu a passagem da condução do Estandarte da Escola, feita pelo Líder do Corpo de Alunos, o Aluno João Vithor Mendes Pereira e Silva, ao primeiro colocado da turma do segundo ano do Curso, o Aluno Aluno Kalil Lopes dos Santos, do Esquadrão Anhur.

Aconteceu, ainda, o recebimento de distintivos de conclusão pelos formandos e o desfile militar dos integrantes do Corpo de Alunos da Escola.

 

Prêmio EPCAR

O Prêmio Escola Preparatória de Cadetes do Ar foi entregue pelo Comandante da Aeronáutica ao primeiro colocado do Esquadrão Sabre, o Aluno João Vithor Mendes Pereira e Silva, por ter se destacado durante o curso. Natural de Uberlândia (MG), o Aluno Mendes, de 19 anos, comentou sobre a expectativa com a carreira militar.

“Estamos indo agora para a Academia da Força Aérea. Será um ambiente totalmente diferente, mas lá é também onde teremos um contato muito mais intenso com a aviação, onde aprenderemos a voar, que é o sonho de todo mundo que está aqui. Nossa expectativa é de seguir a vida militar, porque é uma carreira muito bonita e importante para o nosso País”, comentou o Aluno Mendes.

A segunda colocada do Esquadrão Sabre, a Aluna Stephany Lima Cabral, 19 anos, natural do Rio de Janeiro (RJ), também comentou sobre o significado de chegar ao dia da tão sonhada formatura.

“Não foram três dias, nem três horas, foram três anos de muito suor e muito trabalho. Construí uma família aqui. A emoção é imensa”, expressou.

No final do evento, os formandos realizaram o desfile de despedida e encerram oficialmente a passagem como alunos da Instituição após o “grito de guerra” do Esquadrão Sabre.

 

Esquadrilha da Fumaça

Em homenagem à Turma, sobrevoou o pátio uma aeronave A-29 Super Tucano, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça e que fica sediada na cidade de Pirassununga, em São Paulo, nas instalações que também abrigam a Academia da Força Aérea (AFA).

 

EPCAR

Criado por meio do Decreto nº 26.514, de 28 de março de 1949, o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) iniciou suas atividades na Escola Técnica de Aviação, em São Paulo, com 201 alunos.

Em 29 de julho do mesmo ano, o curso foi transferido para a cidade de Barbacena, ocupando as instalações que hoje abrigam esta Escola.

Por intermédio da Lei nº 1.105, de 21 de maio de 1950, o Curso Preparatório de Cadetes do Ar foi transformado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

Desde seu início, a EPCAR tem como missão preparar os alunos para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores, que é realizado na AFA, em Pirassununga (SP).

Esta preparação compreende o ensino médio regular e a formação militar, moral e cívica, baseada nos conceitos de honestidade, lealdade e de amor à Pátria. Hoje, a Instituição de ensino soma 72 anos de história.

 

Via: FAB

DEIXE UMA RESPOSTA