Advertisement

Eslováquia concorda em enviar sistema de defesa aérea soviético para a Ucrânia

Ucrânia Rússia Força Aérea abatido

A Eslováquia declarou que poderá enviar sistemas S-300, contra ataques aéreos, para a defesa da Ucrânia em seu território, através de uma doação militar intermediada pela OTAN. As informações foram compartilhadas por fontes do setor, sem confirmação oficial do país.

Nas últimas semanas mísseis S-300 foram responsáveis por boa parte dos abates de aviões russos que estavam sobrevoando o território ucraniano, assim como a Rússia também utilizou sistemas deste tipo para abater aviões do seu oponente.

“A pedido do presidente Zelensky, identificamos e estamos ajudando a Ucrânia a adquirir sistemas antiaéreos adicionais de longo alcance e munições para esses sistemas”, disse Joe Biden, presidente dos EUA, nesta quarta-feira.

Somente três países aliados da OTAN contam com sistemas S-300 em condições de funcionamento: Bulgária, Eslováquia e Grécia.

Sistemas S-300.

Os Estados Unidos anunciaram (de acordo com fontes) que forneceriam sistemas de mísseis terra-ar Patriot, em troca do envio dos S-300 para aumentar a resistência ucraniana.

O treinamento de militares para utilizarem um novo sistema de defesa é longo e complexo. As forças ucranianas já estão adaptadas ao uso do S-300, por este motivo, o sistema soviético está sendo negociado com países da OTAN.

Mais cedo os Estados Unidos declararam que estavam fornecendo, com a ajuda da OTAN, mísseis terra-ar SA-8 para a Ucrânia, melhores do que os mísseis norte-americanos Stinger, porém com capacidades reduzidas em comparação com o S-300. Contudo, os equipamentos adicionais já possibilitam interceptar aeronaves ou mísseis em voo de cruzeiro, apesar do alcance curto.

Os mísseis terra-ar do sistema S-300 têm grande alcance, de até 150 km, e com alto poder de destruição e grande precisão do alvo, inclusive para interceptar outros mísseis, evitando ataques a alvos em solo.

Cada veículo do sistema S-300 tem quatro mísseis, sendo dois para cada alvo. Cada um pode atingir alvos que estejam entre 5 a 150 km de distância.

Esse tipo de sistema depende de uma grande infraestrutura, com um veículo de radar que rastreia objetos a longa distância, juntamente com outros dois veículos que comandam e seguem até seis alvos ao mesmo tempo.

 

Com informações de CNN, BBC e The Drive.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Defesa, Eslováquia, Estados Unidos, Guerra, Militar, OTAN, S-300, Ucrânia, usaexport