Advertisement

Eslováquia envia sistema de mísseis antiaéreos S-300 para a Ucrânia

Eslováquia também doou mísseis antiaéreos S-300 para a Ucrânia. Foto: EllsworthSK via Wikimedia (CC BY-SA 3.0)

O governo da Eslováquia doou sua única bateria de mísseis antiaéreos S-300 para a Ucrânia. O sistema completo foi enviado ao país por trens nesta sexta-feira (08), após apelos do presidente Volodymyr Zelensky nesta semana para mais armas para combater os russos. 

Pelo Twitter, o primeiro-ministro Eduard Heger confirmou o envio dos mísseis. Heger, que esteve na Ucrânia e viu os efeitos da guerra, também disse que a doação não significa que a República Eslovaca se tornou parte do conflito armado na Ucrânia. 

Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, já havia condenado as intenções de outros países em transferir seus mísseis para a Ucrânia, enfatizando que os contratos não permitem a doação dos S-300 para terceiros. Lavrov também reforçou que, se transferidos, os armamentos seriam considerados alvos legítimos e atacados pelas forças russas.

A Eslováquia, país membro da OTAN desde março de 2004, possuía uma bateria completa do sistema de defesa aéreo de longo alcance S-300PMU, incluindo 48 mísseis 5V55R com cerca de 90 Km de alcance, que herdou da antiga Checoslováquia após a separação do país em 1993. 

A doação eslovaca também marca a primeira transferência de mísseis de longo alcance para a Ucrânia desde o início do conflito em 24 de fevereiro. 

https://twitter.com/Caucasuswar/status/1512384495990755329

Segundo a Reuters, Alemanha e Holanda, instalaram em março três baterias do sistema de defesa aérea Patriot na Eslováquia, que Bratislava disse na época complementar, em vez de substituir, o S-300.

A Bulgária também estaria disposta em transferir seus S-300 aos ucranianos caso tivesse sistemas Patriot instalados no país. 

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse que os Estados Unidos também implantarão mísseis Patriot na Eslováquia nos próximos dias e será operado por tropas americanas. Jaroslav Nad, ministro da Defesa eslovaco, também confirmou a implantação dos mísseis norte-americanos. 

“A duração de sua implantação ainda não foi fixada, pois continuamos a consultar o governo eslovaco sobre soluções de defesa aérea mais permanentes”, disse Austin em comunicado.

O presidente dos EUA, Joe Biden, agradeceu à Eslováquia por enviar seu sistema S-300 para a Ucrânia.

“À medida que os militares russos se reposicionam para a próxima fase desta guerra, ordenei ao meu governo que continue a não poupar esforços para identificar e fornecer aos militares ucranianos as capacidades avançadas de armas necessárias para defender seu país”, disse Biden em comunicado.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Antiaérea, Eslováquia, S-300, Ucrânia, usaexport