Advertisement

Espanha aprova compra de novo lote de Eurofighter Typhoon e C295

Typhoon Espanha

O Governo Espanhol aprovou no último dia 12 uma série de investimentos na Defesa, incluindo a compra de um novo lote de caças Eurofighter Typhoon e turboélices C295. Madrid planeja investir cerca de US$ 7,5 bilhões na aquisição das aeronaves.

Conforme o documento publicado pelo conselho ministerial na última semana, o Ejercito del Aire (força aérea) fica autorizado a comprar 25 Eurofighter Typhoon sob o programa Halcón, bem como 16 Airbus/CASA C295 para ações de patrulha e vigilância marítima. A compra dos C295 busca preencher a lacuna deixada pela aposentadoria dos P-3 Orion. 

Os Typhoons serão todos da série Tranche IV, a mais moderna, que inclui o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) Captor E-Scan, display panorâmico sensível ao toque, bombas GBU-31 JDAM, mísseis antirradar AGM-88, mísseis de cruzeiro Taurus KEPD-350 e os mísseis ar-terra Brimstone. Os jatos vão substituir os antigos EF-18M Hornet, cuja aposentadoria está prevista para a próxima década.

Airbus C295 armado e adaptado para missões de patrulha e vigilância marítima. Foto: Airbus.
Airbus C295 armado e adaptado para missões de patrulha e vigilância marítima. Foto: Airbus.

“A frota de aeronaves C.15M está prestes a iniciar o processo de aposentadoria, previsto para cerca de 2030, pelo que é necessária a sua substituição. Isto requer a aquisição de 25 novas aeronaves EF2000 [Eurofighter], motores e sistemas de apoio à missão associados”, disse o governo espanhol em comunicado. 

Quanto aos C295, serão 10 aeronaves para patrulha marítima e seis para vigilância marítima e ações de busca e salvamento, baseados na plataforma C295W adaptada para cumprir as missões. Com isso, a Espanha resgata as capacidades de cumprir objetivos e compromissos assinados com a OTAN. Os dois contratos devem ser assinados ainda em 2023. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Airbus, C295, Espanha, Eurofighter Typhoon, usaexport