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Especial: Mais aviões Cessna Grand Caravan para a Azul Conecta

por Micael

Azul Cessna Grand Caravan

No último dia 05, Aeroflap esteve presente na sede da Azul Conecta, em Jundiaí (interior de São Paulo), para o evento de entrega de mais uma unidade do avião que está ajudando a construir o segmento de aviação sub-regional no Brasil: o monoturboélice Cessna C208B Caravan, na sua versão EX.

Cessna C208B Caravan EX: reforço à malha da sub-regional Azul Conecta

VEJA A MATÉRIA EM VÍDEO ABAIXO:

https://youtu.be/EZFWiDXMlkc

O evento, que reuniu a imprensa especializada, spotters e a direção da empresa, foi marcada pela expectativa de recebimento de duas unidades. Porém, uma das duas aeronaves previstas para chegarem nesta data ficou retida em Confins (Minas Gerais) a fim de finalizar os trâmites burocráticos de importação, tendo sua chegada à Jundiaí prevista para os próximos dias.

Tradicional batismo do novo C208B da Conecta

O C208B Caravan é um monomotor turboélice utilitário fabricado pela Cessna em Wichita, no Kansas (Estados Unidos) desde 1982. Desde seu lançamento, a Cessna já entregou mais de 2.900 dessa plataforma, e que já acumula mais de 24 milhões de horas voadas em mais de 100 países.

A título de curiosidade, a versão EX, como esta adquirida pela Azul Conecta, custa em torno de 2 milhões e 500 mil dólares, cada. Atualmente, a subsidiária da Azul Linhas Aéreas possui uma frota única de 3 Caravans Cargueiros e 21 configurado para passageiros.


O PS-CNE, que será batizado de “Mascote Azul”  é o sexto Caravan zero km que está sendo incorporado pela Conecta, que fez uma encomenda na Cessna de dez Caravans, todos na configuração EX. Além da unidade que está em Confins, a Azul Conecta espera receber mais 03 unidades até o fim de 2022.

Esses aviões permitirão à empresa expandir sua malha que opera, majoritariamente, em aeroportos com menor demanda de passageiros, que não justificariam utilizar os aviões menores que a empresa-mãe já utiliza, como o ATR72.

Neste contexto, o Caravan torna-se uma plataforma ideal, pois associa baixo custo de aquisição, custo operacional bastante reduzido, facilidade de operar (não necessitando de muito apoio em solo), e decolagens e pousos em pistas curtas.

São essas entre outras razões que permite a Azul Conecta ter a capilaridade que tem hoje, uma vez que a empresa já atende de forma regular 18 cidades na Região Norte, 21 na Região Sul, 9 na Oeste, 4 na Nordeste e 1 na Sudeste.

Os novos aviões permitirão um incremento ainda maior na sua estratégia de malha e operacional da companhia, que já experimenta uma franca expansão, especialmente mais ao norte do país. Assim, a subsidiária da Azul Linhas poderá explorar mercados ainda sem oferta de modal aéreo.

A empresa sediada em Jundiaí possui uma operação praticamente distinta da empresa-matriz, mas que faz uso do sistema de reservas da Azul Linhas Aéreas. Isso quer dizer que o passageiro que voa Azul Conecta é, na verdade, um passageiro Azul Linhas Aéreas. Assim, após o passageiro comprar seu bilhete no site da empresa-mãe, esta “arrenda” o voo na Conecta para que transporte este cliente nos Caravans da empresa, pagando-a posteriormente por essa prestação de serviços.

Isto se traduz, entre outras coisas, uma tranquilidade maior ao passageiro, uma vez que terá respaldo de uma grande empresa caso haja alguma necessidade envolvendo sua viagem, como as garantias em caso de cancelamento do voo, por exemplo.


O C208B CARAVAN EX

Essa versão EX do Caravan conta com um pacote de melhorias que visam aumentar a rentabilidade das operações e a segurança.

Dentre essas melhorias, destaca-se interior em couro, um motor mais potente (com sua tradicionalíssima turbina PT-6A-140 com 867 shp de potência, hélice McCauley quadripá, velocidade máxima de cruzeiro de até 195 nós (embora que a velocidade média de operação fique na casa de 140 a 155 nós), 832 milhas náuticas de alcance ( FL100, tanque cheio e reserva de 45 minutos) e a nova suíte de aviônicos G1000 NXi, da Garmin.

Painel Garmin G1000 NXi: versão melhorada do famoso sistema EFIS

Esse painel é tipicamente o famoso G1000, que foi lançado originalmente em 2004, mas com algumas novidades, como um novo layout (mais arredondado), melhor legibilidade com luz de fundo tipo LED e brilho maior; inicialização das telas em até 10 segundos; maior poder de processamento (como zoom in e out mais rápidos); MFD de 15 polegadas; possibilidade de realizar aproximação visual com o piloto automático acoplado; sobreposição do radar meteorológico em moving map; safe taxi; novo sombreamento de terreno com contornos aprimorados, entre outras novidades.

Motor Pratt Whitney PT-6A-140 de 867shp: tradição, confiabilidade e potência a serviço da aviação regional

Internamente, os novos C208 da Conecta são equipados com a configuração típica da empresa. São 2 pilotos e 9 assentos para passageiros, sendo as fileiras do lado direito com 2 assentos unificados e à esquerda com bancos unitários.

Grand Caravan da Azul Conecta: espaço satisfatório para até nove passageiros

Uma alternativa que alguns operadores de Caravan no Brasil reivindicam seria a alteração na legislação aeronáutica brasileira em aumentar a capacidade máxima de passageiros dos Caravans que voam aqui de 9 para 11 lugares, como ocorre em várias outras empresas mundo afora, como Barrier Air, da Nova Zelândia, a SkyTrans, da Austrália ou mesmo a famosa Suzy Air, da Indonésia, que tem seus Caravans configurados para até 12 passageiros.

Esse aumento permitiria um incremento na rentabilidade das companhias, e assim, fomentando o surgimento de novas sub-regionais para atender mais pontos distantes no nosso país.

Veja mais detalhes do Caravan EX da Azul Conecta:

Garmin G1000 NXi
Conjunto freio / roda / pneu direito

Pneu GoodYear Flight Custon III, 850 por 10, 8 lonas, 140mph

PFD G1000 NXi
Horímetro: apenas 32 horas de voo!

Instrumentos Standby

Sistema de ar condicionado (ao centro)

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Micael Rocha foi instrutor de voo por quatro anos, é checador em aeroclubes e CIACs, voou C525, C525B e C208B Caravan em táxis aéreos e voa Cirrus SR22 desde 2013. 
@aeroereview

 

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Autor: Micael Rocha

Micael Rocha foi instrutor de voo por quatro anos, é copiloto de CJ1, CJ3 e C208B Caravan e voa aeronaves Cirrus SR22 desde 2013. @aeroereview

Categorias: Aeronaves, Artigos, Notícias

Tags: azul, Cessna, Cessna Grand Caravan, entrega, Frota, Grand Caravan, usaexport