Esquadra de dois porta-aviões da Us Navy operam juntos no Mar da China

O Theodore Roosevelt Carrier Strike Group conduziu operações de duas transportadoras com o Nimitz Carrier Strike Group no Mar da China Meridional, no dia 9 de fevereiro. 

Os navios e aeronaves dos dois grupos de ataque coordenaram operações em uma área de alto tráfego para demonstrar a capacidade da Marinha dos EUA de operar em ambientes desafiadores.

Os navios e aeronaves dos dois grupos de ataque coordenaram operações em uma área de alto tráfego para demonstrar a capacidade da Marinha dos EUA de operar em ambientes desafiadores.

“Treinar com o Carrier Strike Group Eleven no Mar da China Meridional é uma oportunidade tremendamente valiosa”, disse o contra-almirante Doug Verissimo, comandante do Carrier Strike Group (CSG) Nine. “Por meio de operações como essa, garantimos que somos taticamente proficientes para enfrentar o desafio de manter a paz e podemos continuar a mostrar aos nossos parceiros e aliados na região que estamos comprometidos em promover um Indo-Pacífico Livre e Aberto.”

A Carrier Strike Group Nine e a Carrier Strike Group Eleven conduziram as últimas operações de duas operadoras em 21 de junho de 2020 no Mar das Filipinas.

Foto: Us Navy

A última vez que os EUA conduziram operações de porta-aviões duplos no Mar da China Meridional foi em julho de 2020, quando os grupos de ataque de porta-aviões Ronald Reagan e Nimitz operaram duas vezes juntos no Mar do Sul da China.

“Trabalhar cooperativamente com o Carrier Strike Group Nine melhora nossa habilidade tática coletiva, garantindo estabilidade e segurança regional”, disse o contra-almirante Jim Kirk, comandante do Carrier Strike Group (CSG) 11. “Estamos comprometidos em garantir o uso legal do mar que todas as nações gozam de acordo com o direito internacional. “


Este exercício faz parte de uma longa história da Marinha dos Estados Unidos operando no Indo-Pacífico. As operações de duas transportadoras, como esta, não são novas e têm como objetivo manter a prontidão dos EUA e as forças com credibilidade em combate para tranquilizar aliados e parceiros e preservar a paz na região.

O CSG 9 consiste no USS Theodore Roosevelt (CVN 71), Carrier Air Wing (CVW) 11, o cruzador de mísseis guiados classe Ticonderoga USS Bunker Hill (CG 52), o Destroyer Squadron 23 e os destruidores de mísseis guiados classe Arleigh Burke USS Russell (DDG 59) e USS John Finn (DDG 113).

USS Theodore Roosevelt (CVN 71)- Foto; Us Navy

O CSG 11 consiste no porta-aviões USS Nimitz (CVN 68), Carrier Air Wing (CVW) 17, cruzador de mísseis guiados USS Princeton (CG 59), o destruidor de mísseis guiados classe Arleigh Burke, USS Sterett (DDG 104), e equipes do Destroyer Squadron 9 e CSG 11. A 7th Fleet é a maior frota desdobrada da Marinha dos EUA e emprega de 50 a 70 navios e submarinos nos oceanos Pacífico Ocidental e Índico.

 A 7ª Frota opera e interage rotineiramente com 35 nações marítimas enquanto realiza missões para preservar e proteger uma região Indo-Pacífico livre e aberta. O USS Theodore Roosevelt partiu de San Diego para uma implantação programada no Indo-Pacífico em 23 de dezembro, enquanto o USS Nimitz partiu de Bremerton, Wash., Em 27 de abril para COMPTUEX e implantação após uma restrição a bordo do período de movimento que começou em 1º de abril.

Theodore Roosevelt e Nimitz Carrier Strike- Foto; Us Navy

Os grupos Theodore Roosevelt e Nimitz Carrier Strike estão em implantações programadas para a área de operações da 7ª Frota. Como a maior frota desdobrada da Marinha dos EUA, a 7ª Frota opera e interage rotineiramente com 35 nações marítimas enquanto realiza missões para preservar e proteger uma região Indo-Pacífico Livre e Aberta.

 

FONTE: Us Navy

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Military, US Navy

Sair da versão mobile