Advertisement

Esquadrilha da Fumaça fará sequência de apresentações no Nordeste

Esquadrilha da Fumaça da FAB volta a se apresentar na Liga Mundial de Surfe (WSL) em Saquarema (RJ). Foto: Gabriel Centeno - Aeroflap

Logo após realizar as duas primeiras apresentações de 2024 no interior de São Paulo, a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira segue para uma sequência de demonstrações no Nordeste do país. A campanha começa na sexta-feira (08) e compreende cinco apresentações em Pernambuco e Sergipe. 

As demonstrações do o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) começarão pelo município de Afrânio (PE), com uma apresentação no dia 08 às 16h00, sobre a Prefeitura da cidade. No sábado (09), a Esquadrilha segue para Serra Talhada (PE), onde se apresenta às 16h, no Parque dos Ipês Padre Afonso Carvalho. Esta é a primeira vez que as duas cidades serão visitadas pelo time de demonstração da Força Aérea e ambas demonstrações são homenagens ao Dia Internacional da Mulher. 

No dia seguinte (10), a equipe celebra os 487 anos de Recife com manobras às 16h00 no Marco Zero da cidade. Após uma breve pausa, a Esquadrilha retoma as apresentações no nordeste na sexta-feira (15), com uma demonstração em Caruaru (PE), também às 16h00, no evento Caruaru Aero Show no Aeroporto Oscar Laranjeira. 

A equipe acrobática da FAB conclui a campanha no nordeste com uma demonstração em Aracaju (SE), na Orla dos Lagos, às 15h30, comemorando o aniversário de 167 anos da capital sergipana. A oportunidade marca o retorno da Esquadrilha da Fumaça à cidade, seis anos após a última apresentação.

https://twitter.com/eda_oficial/status/1765094055292314099

Com sede na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), a Esquadrilha da Fumaça é a principal representante da FAB em eventos públicos no Brasil e no mundo. Formada em 1952, a equipe é uma das esquadrilhas de demonstração aérea mais antigas do mundo ainda em atividade. Em 2023, o esquadrão completou 4000 demonstrações. 

O EDA usa aeronaves A-29 Super Tucano nas suas demonstrações. Fabricados pela Embraer, os Super Tucano da Esquadrilha possuem cores que representam a bandeira nacional, também presente na pintura dos aviões. Ao longo de seus 70 anos de história, completos em maio de 2022, a equipe operou os aviões North American T-6 Texan, Fouga T-24 (CM-170) Magister, Neiva T-25 Universal e Embraer T-27 Tucano.

Confira a agenda da Esquadrilha da Fumaça clicando aqui.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Esquadrão de Demonstração Aérea, Esquadrilha da Fumaça, fab, Nordeste