A Esquadrilha da Fumaça fará neste sábado, às 14h30 (horário de Brasília), uma apresentação especial em comemoração aos 70 anos do Esquadrão.

Uma transmissão ao vivo será realizada no canal oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Youtube (Clique Aqui), com a apresentação oficial da fumaça. Toda a movimentação acontecerá nas instalações da AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga (SP), que também é base do EDA. 

Os portões da AFA não estarão abertos para o público assistir presencialmente.

Continua depois do anúncio

Criada em 1963 a Esquadrilha da Fumaça foi oficializada como uma “Unidade Oficial de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira”.

A Esquadrilha da Fumaça é a 3º mais antiga do mundo ficando atrás apenas do time de demonstração aérea da marinha americana, os Blue Angels e da força aérea francesa Patrouille de France, que usam aeronaves à reação nas demonstrações.

Continua depois do anúncio

A Esquadrilha da Fumaça já operou com aeronaves ícones em sua frota como o T-6 Texan, Fougar Magister, T-25 universal, e o T-27 Tucano. O time que atualmente usa o A-29 Super Tucano, tem um vasto histórico de apresentações no Brasil e no exterior. O esquadrão ainda tem dois recordes mundiais e é conhecido por fazer manobras plásticas, chamadas de ballet aéreo.

Ambos fumaceiros e anjos da guarda (assim são chamados os mecânicos que trabalham na Esquadrilha) tiveram papel fundamental para o sucesso que nosso time de demonstração é hoje. Porém, ressaltamos alguns nomes que marcaram ainda mais o EDA, são eles o querido Cel. Braga (o piloto com mais horas de voo em um T-6 Texan no mundo) e o caro Ribeiro Júnior, que foi o grande responsável pela volta da Fumaça e a aposta no T-27 Tucano na FAB e no mercado da aviação militar.

 

Via: EDA

Continua depois do anúncio