Advertisement

EUA aprovam Gasolina de Aviação sem chumbo e ecologicamente correta

A Federal Aviation Administration (FAA) aprovou um novo tipo de Gasolina de Aviação (AVGAS) que poderá ser o novo padrão do país. Esta é uma composição sem chumbo, e com menor impacto ambiental em comparação com o tradicional AVGAS 100LL.

A aprovação da FAA é válida para todos os aviões que já estão em atividade, e utiliza o 100LL tradicional, com chumbo, como combustível. A nova especificação se chama G100UL, e foi desenvolvida pela empresa Oklahoma General Aviation Modifications.

Por enquanto não há uma programação para implementar em escala o novo combustível, mas a FAA determinou que até 2030 todo AVGAS distribuído nos EUA não deverá ter chumbo na composição.

A Oklahoma General Aviation Modifications declarou que utilizou aditivos modernos para aumentar a octanagem da gasolina, algo que era obtido através do chumbo tetraetila (TEL).

“O uso de combustíveis com chumbo é uma questão de segurança operacional, pois sem o aditivo TEL, os níveis de octanagem seriam muito baixos para alguns motores, e o uso de um combustível de octanagem menor do que o necessário poderia levar à falha do motor”, disse a FAA.

Deste modo, o novo combustível é bastante semelhante também às gasolinas premium utilizadas pela indústria automotiva, com alta octanagem e baixo teor de enxofre. 

Uma análise será realizada em escala nos meses seguintes, com colaboração de mecânicos de aeronaves, para verificar se o novo combustível causa acúmulo de resíduos em diversos motores.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.