Advertisement

EUA aprovam venda de DC-3 turboélice para a Argentina

Argentina quer comprar até dois BT-67, versão turboélice do DC-3, para operações na Antártida. Foto: Timothy Smith.

Na mesma semana em que assinou a compra de caças F-16 de segunda mão, a Argentina recebeu autorização dos Estados Unidos para comprar um Basler BT-67, versão turboélice e modernizada do clássico bimotor Douglas DC-3. O avião será usado pela Força Aérea Argentina (FAA) em atividades na Antártida. 

A venda do avião, por meio do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), foi aprovada pelo Departamento de Estado dos EUA. A Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA) notificou o Congresso estadunidense, que ainda deve aprovar o acordo, avaliado em US$ 14,3 milhões. Segundo a DSCA, a Argentina solicitou a compra de um BT-67, motores e peças sobressalentes, equipamentos e serviços de apoio de solo, suporte de manutenção e logístico, treinamento de pessoal e outros itens. 

Em nota, a agência diz que a venda apoia “objetivos de política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um importante aliado não pertencente à OTAN que é uma força para a estabilidade política e o progresso económico na América do Sul.”

O documento também deixa claro que o DC-3 ‘moderno’ será usado em missões no Polo Sul, apontando que o BT-67 fornece “capacidade adicional para operações de lançamento aéreo e transporte aéreo para atender a Antártida durante o inverno. Isto reduzirá a carga sobre outros meios de transporte aéreo na Argentina.”

Em recente entrevista ao Pucará Defensa, o Brigadeiro Xavier Isaac, chefe do Estado-Maior Conjunto da Argentina, já havia afirmado que a FAA tinha interesse no BT-67 para dar suporte às suas atividades no Continente Gelado. 

“Estamos bem definidos com a incorporação de um Basler BT-67 para a Força Aérea. Seria um por enquanto e a ideia é chegar a dois. Com este meio podemos começar a pensar, com o [aeródromo] Petrel habilitado e a característica deste meio aéreo, a sua autonomia, em poder operar com mais frequência em Belgrano II”, afirmou o Brigadeiro.

Basler BT-67, versão modernizada e turboélice do antigo Douglas DC-3. Foto: Trevor Hannant.
Basler BT-67, versão modernizada e turboélice do antigo Douglas DC-3. Foto: Trevor Hannant.

O Douglas DC-3 – também conhecido pela designação militar C-47 Skytrain – está entre os aviões de maior sucesso na história. O modelo foi fundamental para a popularização do transporte aéreo e foi peça-chave no esforço aliado para vencer a Segunda Guerra Mundial, tornando-se também um símbolo daquele conflito. 

O BT-67, por sua vez, é uma versão atualizada do antigo DC-3. A principal diferença está na motorização, onde os motores radiais dão lugar aos turboélices Pratt & Whitney Canada PT6A, conferindo mais autonomia e confiabilidade à aeronave. Na cabine, os mostradores analógicos são substituídos por telas de LCD. O BT-67 é empregado por diversas agências civis e governamentais. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Argentina, Basler BT-67, Douglas DC-3