• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Evento aeroportuário da América Latina e Caribe discutirá transformação digital, descarbonização e oportunidades de crescimento do tráfego aéreo

ACI LAC

A partir de segunda-feira (6), Miami, nos EUA, sediará a Assembleia e Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe – ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition, o principal evento para o mercado aeroportuário da região. São aguardados no hotel JW Marriott Marquis Miami cerca de 400 participantes, entre eles os principais executivos da indústria, autoridades governamentais e aeroportuárias e especialistas em aviação, tecnologia, meio ambiente, acessibilidade, gestão e finanças. Estarão presentes na abertura do evento Ezequiel Barrenechea, presidente do Conselho de Administração de ACI-LAC, o diretor-geral de ACI World, Luis Felipe de Oliveira, Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC, e Christopher Barks, diretor-regional da OACI na América do Norte, América Central e Caribe.

“O futuro é agora”: os desafios do presente

Sob o tema “O futuro é agora”, os palestrantes convidados compartilharão experiências sobre o status dos processos de concessões aeroportuárias, o novo paradigma comercial dos aeroportos, a liberalização do transporte aéreo na América Latina e Caribe, o desenvolvimento da cultura de acessibilidade nos aeroportos e as discussões em torno dos avanços já registrados pela indústria em direção ao cumprimento do compromisso setorial de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050. Estarão em debate ainda a implementação de tecnologias e as oportunidades que as novas realidades oferecem, os processos que têm tornado a experiência dos passageiros mais simples e facilitada nos aeroportos, assim como as perspectivas de desenvolvimento e operação da mobilidade aérea urbana.

É possível acessar a programação completa do evento clicando neste link

Estímulo à inovação

A edição de 2023 do ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition vai destacar pela primeira vez os jovens talentos que integram equipes dos aeroportos membros de ACI-LAC e contribuem com inovações para a indústria aeroportuária. Em sua estreia, o Young Professional Award, que tem o apoio de SITA,  vai premiar uma iniciativa que aponte soluções tecnológicas para melhorar a experiência dos passageiros nos aeroportos.

Ainda durante a conferência, por meio da premiação Green Airport Recognition, apoiado por TAV Tecnologies, ACI-LAC fará também o reconhecimento das iniciativas dos aeroportos membros que, durante o ano, promoveram ou implementaram soluções de gestão ambiental aeroportuária, como manejo de resíduos, eficiência energética, gestão de emissões de carbono, adaptação às mudanças climáticas.

Indústria aeroportuária no Caribe

As questões aeroportuárias no Caribe serão discutidas em uma cúpula ao final da agenda acadêmica, no dia 7 de novembro. Serão debatidos temas como as particularidades da aviação geral na região, as oportunidades para o desenvolvimento de novas rotas comerciais e os desafios do transporte de cargas. Participarão do encontro Jorge Rosillo, CEO de TCE Guayaquil; Jaume Adrover, GPA; Nicolas Ruggiero, Aeroportom Internacional de Rosario; Jared Harckham, ICF; Christopher Barks e Fabiana Todesco, representantes da OACI na América do Norte, América Central e Caribe; Charles Schlumberger, do Banco Mundial; Sergio Parra, NACO; e Rachel Burbidge, de EUROCONTROL. 

“A Conferência de ACI-LAC é um encontro fundamental para a nossa indústria. Este evento é uma plataforma valiosa para trocar ideias, melhores práticas e desafios comuns. 

O diretor-geral de ACI-LAC, Rafael Echevarne, destaca a relevância deste encontro da indústria aeroportuária como valiosa plataforma para o intercâmbio de ideias, melhores práticas e formas de solucionar desafios comuns.

“Participar ativamente deste evento é fundamental para estar atualizado com as últimas tendências e desenvolvimento da indústria aeroportuária e fortalecer relacionamentos relevantes que impulsionam nosso setor para o futuro. Convido toda a comunidade aeroportuária a se juntar a nós em Miami nos dias 6 e 7 de novembro para contribuir com nosso objetivo comum de elevar os padrões de nossa indústria, a fim de garantir crescimento e sucesso contínuos”, comentou Echevarne.

Leia Mais:

https://www.aeroflap.com.br/primeiro-aeroporto-privado-do-brasil-inicia-operacao-de-voos-internacionais-24h-por-dia/

https://www.aeroflap.com.br/profissao-pilota-o-impacto-das-mulheres-na-aviacao/

https://www.aeroflap.com.br/embraer-expoe-c-390-super-tucano-e195-e2-e-praetor-600-no-dubai-airshow/

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Rodrigo Rott é Diretor Geral da Aeroflap