Advertisement

Ex-comissária de bordo é a primeira mulher a ser nomeada como presidente pela Japan Airlines

Mitsuko Tottori, que se tornará presidente da companhia aérea a partir de 1º de abril e o atual presidente Yuji Akasaka posam durante uma coletiva de imprensa em Tóquio em 17 de janeiro de 2024

A Japan Airlines nomeou sua primeira presidente feminina, uma ex-comissária de bordo que subiu para a alta liderança da companhia.

A evolução de Tottori dentro da Japan Airlines

Mitsuko Tottori entrou na companhia em abril de 1985, sendo que em 2015 começou a evoluir nas posições da empresa. A partir de 2020, ela demonstrou excelente liderança como Vice-Presidente Sênior da Divisão de Atendentes de Cabine, equilibrando o desenvolvimento de recursos humanos e a motivação dos funcionários, sob o desafiador ambiente de gestão da pandemia da COVID-19, o que contribuiu significativamente para a manutenção de operações seguras. 

Desde 2023 Tottori é vice-presidente sênior de experiência do cliente. Ela também foi nomeada diretora representativa da empresa em junho do mesmo ano, a segunda mulher a servir nessa função.

Tottori, agora com 59 anos, assumirá o cargo em 1º de abril, tornando-se a primeira mulher presidente da transportadora japonesa com experiência como comissária de bordo.

Liderança feminina no Japão

Em uma pesquisa realizada há um ano, apenas 15 mulheres atuaram como presidentes de 1.836 empresas na prestigiada seção “Prime” da Bolsa de Valores de Tóquio.

As mulheres ocuparam 13,2% dos cargos de gestão no Japão em 2021, o mais baixo entre os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O governo pretende que o número de mulheres nas posições de liderança nas principais empresas chegue a 1/3 até 2030.

“Passei a maior parte da minha carreira na linha de frente de segurança e atendimento ao cliente, ou seja, a divisão de atendentes de cabine”, disse Tottori durante a coletiva de imprensa. “A segurança operacional é a base das companhias aéreas. Continuarei a demonstrar meu firme compromisso com esse princípio”, complementou.
 
Recentemente a companhia sofreu um grave acidente e teve um avião consumido pelas chamas após colidir com outra aeronave no aeroporto de Tóquio-Haneda (HND), sendo que a nomeação de Tottori também ocorre logo depois que a tripulação da Japan Airlines recebeu elogios internacionais por evacuar 379 pessoas que estavam a bordo. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.