ANAC
Foto - ANAC/Divulgação

Para atender a grande demanda pela certificação profissional na aviação civil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concluiu, em 2020, a parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a aplicação de exames teóricos aos profissionais da aviação civil.

Essa ação, que faz parte do programa Voo Simples, está expandindo as bancas de provas da Agência de 13 para 40 cidades brasileiras. Ao total, serão 49 salas de provas, que estão sendo abertas em fases com prazo final até fevereiro de 2021.

A partir de agora, todos os exames teóricos da ANAC estão sendo aplicados exclusivamente pelas unidades da FGV em funcionamento. As salas de provas próprias da Agência tiveram o atendimento totalmente encerrado no dia 31/12/2020. 

 

Realização de exames pela FGV

Para fazer a inscrição para os exames da ANAC, basta observar o cronograma de abertura das salas pela FGV, por exame, e seguir o passo a passo no final deste texto.

Importante: Os candidatos que forem fazer a prova da ANAC em uma das salas da FGV devem apresentar o login (CPF) e a senha gerada no momento da inscrição. Somente com a senha é possível realizar o exame, ela é criptografada e não é possível recuperá-la. Sem a senha, o candidato não acessa o exame e não tem direito ao reembolso dos valores pagos.

 

Restituição de GRU

Para realização dos exames teóricos da ANAC, em uma das salas da própria Agência, havia o pagamento de Taxa de Fiscalização da Aviação Civil (TFAC), por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Caso o candidato tenha efetuado o pagamento de TFAC, mas não foi contemplado com a realização do exame em 2020 ou preferiu solicitar o exame em uma das salas da FGV, ele poderá solicitar restituição dos valores pagos, basta seguir o passo a passo neste endereço: https://www.anac.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/gru-guia-de-recolhimento-da-uniao/como-faco-para-obter-restituicao-de-tfac

Atenção: Os valores pagos via TFAC/GRU não serão transferidos à FGV. É responsabilidade do candidato a solicitação de restituição de TFAC à ANAC e pagamento do exame à FGV. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA