O Exército dos Estados Unidos encomendou mais 16 helicópteros UH-72A Lakota, fabricados pela Airbus Helicopters. O novo contrato complementa outro também assinado neste mês, e tem valor total de US$ 116 milhões para essas 16 unidades.

Além dos helicópteros a Airbus também vai oferecer manuais de operação de diversos tipos, e configurações para o uso da aeronave em missões de treinamento de tripulação.

O helicóptero UH-72A é da categoria leve entre os que tem motorização dupla, ele é bastante utilizando em patrulha de fronteira, MEDEVAC, transporte de tropa e VIP, carga leve, segurança urbana.

Nos Estados Unidos o UH-72 ajudou ultimamente em missões de resgate, nos incêndios florestais na Califórnia, e também nos furacões Irma e Harvey.

A plataforma Lakota é baseada em bi-motor versátil e altamente capaz com um moderno cockpit digital, incluindo controles de voo e sistemas de navegação.

 

O UH-72A é produzido nos Estados Unidos, montado na instalação da Airbus Helicopters Inc. em Columbus, Miss. Por uma força de trabalho composta por mais de 40% de veteranos militares dos EUA.