Planeta Marte e suas luas Deimos e Fobos-(Foto Divulgação)

A Sonda árabe Hope entrou com sucesso em órbita de marte nesta, terça-feira (9/2), uma transmissão ao vivo foi feita pela TV dos Emirados Árabes Unidos.

A missão Hope (esperança) como também é chamada, será a primeira investida interplanetária de uma nação árabe. O foco da sonda será o fornecimento de imagens e estudos completos da atmosfera marciana.

Sonda Hope-Emirates Mars- Foto: UAE

 

Objetivos Científicos da missão Hope:

  • Entenda a dinâmica climática e o mapa climático global, caracterizando a atmosfera mais baixa de Marte;
  • Explique como o clima muda a fuga de hidrogênio e oxigênio, correlacionando as condições da atmosfera mais baixa com a atmosfera superior;
  • Entenda a estrutura e a variabilidade de hidrogênio e oxigênio na atmosfera superior, bem como identifique por que Marte os está perdendo no espaço;

Tranmissão completa:

Essa importante missão coloca a nação árabe em missões interplanetária, que até então não tinha ocorrido com nenhum país de origem árabe.

Para os Emirados Árabes a missão que foi idealizada em 2014 é história pois o objetivo era chegar à Marte antes do aniversário de 50 anos da independência dos Emirados que aconteceu em dezembro de 1971.

Missões para marte somente são possíveis e cada 26 meses (2 anos), pois é quando a Terra e Marte estão na distância mais favorável para que haja o lançamento.