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FAA solicita inspeção de motores dos E-Jets, CRJs e 777s que ficaram estocados

Azul

A Administração Federal de Aviação (FAA) emitiu um aviso para as operadoras de aeronaves dos Estados Unidos, dessa vez alertando sobre uma possível corrosão que pode ocorrer com motores de algumas aeronaves que foram estocadas durante a pandemia.

O alerta é específico para motores GE CF34, que equipam aviões Bombardier CRJ e Embraer E-Jets, além dos motores Pratt & Whitney PW4000, que estão presentes em algumas versões do Boeing 777.

De acordo com a FAA, estocar uma aeronave por mais de 250 dias pode resultar em falha de qualquer um dos dois motores da aeronave, a qualquer momento. Esta é causada pela corrosão de componentes internos, e pode causar até vazamento de óleo quando em funcionamento.

Para evitar esses problemas em voo, as operadoras das aeronaves citadas devem fazer uma inspeção dos motores, por boroscópio ou desmontagem, antes de colocar estes aviões em atividade.

United Airlines Boeing 777 Pratt & Whitney
Boeing 777 com motores PW4000.

A FAA disse que tomou essa decisão, de emitir o aviso, devido a vários incidentes que ocorreram em 2021 envolvendo aviões CRJ e Boeing 777 com desligamento de motor em voo.

Devido à baixa demanda no início da pandemia, em 2020, estas aeronaves passaram por um longo período de estocagem, muitas vezes em locais com condições ideais. Mesmo assim, alguns aviões apresentaram indícios de corrosão excessiva nos motores.

 

Com informações de FlightGlobal.

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: FAA, manutenção, Motores, problema, usaexport