Alunos chegando na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Foto: FAB/Divulgação.

A Força Aérea Brasileira divulgou o edital com as instruções específicas para o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG). As inscrições abrem amanhã (07). 

São 130 vagas para jovens a partir dos 14 anos, não podendo completar 19 anos em 2022, ano em que será realizada a matrícula na Escola. Das 130 vagas, 110 são para jovens do sexo masculino e 20 para jovens do sexo feminino. 

Além disso, o participante deve ter concluído o ensino fundamental até o dia da concentração final (15 de janeiro de 2022), quando os aprovados se apresentarão na EPCAR para o início do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), que tem duração de três anos.

O processo seletivo é composto de provas escritas de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação, além de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para candidatos negros que optarem pelo sistema de reserva de vagas) e validação documental.

As provas escritas ocorrerão no dia 04 de julho de 2021. O edital pode ser acessado aqui. As inscrições terminam às 09h00 do dia 23 de abril. 

A EPCAR é uma instituição militar de ensino médio da FAB, que tem o objetivo de preparar jovens para a carreira de piloto militar através do CPCAR. Após a conclusão do Curso, os alunos da EPCAR irão, em sua maioria, direto para a Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP). 

Via Força Aérea Brasileira