Foto: Sgt. Johnson/FAB.

A Força Aérea Brasileira divulgou os editais com as instruções específicas e abriu as inscrições para o concurso da Academia da Força Aérea, instituição de ensino que forma os oficiais aviadores, intendentes e infantes da FAB. 

Sobre as vagas, são: 

  • 18 vagas, para homens e mulheres, para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), sendo quatro reservadas para negros.
    Instrutor e Cadete Aviador. Foto: Cabo Feitosa/FAB.
  • 25 vagas para o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF), sendo cinco para negros. As vagas desse curso são apenas para candidatos do sexo masculino.
    Cadetes de Infantaria. Foto: Soldado Messias/FAB.
  • 40 vagas, para homens e mulheres, para o Curso de Formações de Oficiais Intendentes (CFOINT), sendo oito para negros.
    Cadete Intendente. Foto: FAB/Divulgação.

O candidato deve ter ensino médio completo, não ter menos de 17 anos e nem completar 23 anos em 2022, ano em que será realizada a matrícula na AFA caso aprovado nas provas escritas e exames subsequentes. 

As inscrições abriram hoje (16) e encerram-se às 09:00 do dia 29 de março, além de ser cobrada uma taxa de R$ 70,00.

Inscritos no Cadastro Único (Cad Único) para Programas Sociais do Governo Federal e/ou inscritos no REDOME como doador de medula óssea podem solicitar isenção durante o mesmo período, explica a FAB. 

As provas serão aplicadas no dia 20 de junho de 2021, com os portões sendo fechados às 09:00. São cobradas matérias das disciplinas de língua portuguesa e inglesa, física, matemática e redação. 

Após a aprovação, os candidatos passarão por quatro anos de formação na Academia da Força Aérea, localizada em Pirassununga (SP), em regime de internato, onde se tornarão cadetes da Força Aérea Brasileira. 

O site de ingresso e os demais editais podem ser encontrados aqui