Advertisement

FAB: AFA inaugura novo simulador de voo do T-27 Tucano modernizado

T-27 Tucano T-27M AFA FAB simulador de voo

Os cadetes-aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB) agora contam com um novo meio de instrução. Foi inaugurado na quarta-feira (24), na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), o Simulador T-4000 Modernizado. A ferramenta será usada principalmente pelos cadetes do 4º ano, que voam o Embraer T-27M Tucano. 

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, acompanhado pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso.

Também participaram da solenidade, o Chefe do Centro de Computação de Aeronáutica de São José dos Campos (CCA – SJ), Coronel Aviador Piterson Marques Lisboa, Comandantes, Chefes de Divisões e demais Militares da Academia e do CCA-SJ.

Simulador de voo T-4000 T-27M Tucano AFA FAB
Foto: AFA/FAB.

O Diretor da DTI, Brigadeiro Magarão, enalteceu a acolhida e a parceria da equipe da Academia no desenvolvimento do Projeto e a capacidade técnica dos integrantes do CCA-SJ.

“Somos capazes e desenvolvemos uma solução para um problema estratégico da Força Aérea Brasileira. Essa entrega contribuirá decisivamente na instrução básica com o aumento da eficiência na formação dos Cadetes e economia recursos, estendendo inclusive, a vida útil das aeronaves. É um compromisso da DTI em investir para a modernização do ensino da Academia da Força Aérea”, destacou.

Com a recente modernização da aeronave T-27 Tucano, surgiu a necessidade de atualização do simulador, com uma total remodelação de seu painel e aviônicos, adotando as novas tecnologias e sistemas implementados.

Cockpit do T-27 modernizado. Foto: FAB/Divulgação.

Após a entrega da primeira aeronave T-27M à AFA, no início de 2022, iniciou-se o processo de adequação e modernização do simulador de voo T-4000 junto ao CCA-SJ, que em um curto período conseguiu remodelar totalmente a estrutura do simulador, instalando os modernos sistemas Garmin, além de aprimorar suas capacidades de voo.

Em suas palavras, o Comandante da AFA, Brigadeiro Gobett, agradeceu a DTI pela gestão e o acompanhamento de alto nível para que o CCA-SJ pudesse em parceria com a Academia concretizar esse projeto.

“Temos um imenso orgulho desta solução da Força Aérea Brasileira, através da técnica, da DTI e dos nossos operadores que trabalharam em conjunto para que tivéssemos sucesso a curto prazo. Já planejamos para o próximo ano a operação dos quatro Esquadrões de Cadetes do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, para que todos possam ter contato com a atividade aérea no Esquadrão de Treinamento Simulado. Quem ganha com esse sistema é a FAB”, ressaltou.

Foto: AFA/FAB.

Atualmente, com a entrega do T-4000 Modernizado, é possível que o Cadete tenha uma imersão total na aeronave, podendo interagir em sua totalidade com todos os instrumentos e funcionalidades da aeronave T-27M, além de permitir um treinamento fidedigno dos procedimentos de emergência.

Já o Chefe do CCA-SJ, Coronel Piterson, elogiou a confiança que depositaram no projeto. “Sou muito grato aos Oficiais-Generais que confiaram na nossa missão e fizeram com que pudéssemos chegar a um dia como esse. Simuladores de baixo custo em benefício de uma séria Instrução Aérea”, concluiu.

Foto: AFA/FAB.

A inauguração do T-4000 modernizado é a concretização dos esforços do Comando da Aeronáutica em prover as melhores condições para a formação plena de seus futuros líderes.

Via Academia da Força Aérea

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: AFA, fab, Simulador de voo, T-27M, usaexport