Advertisement

FAB celebra ação na Segunda Guerra Mundial no Dia da Aviação de Caça

Dia da Aviação de Caça relembra atuação da FAB e do 1º Grupo de Aviação de Caça, o Senta a Púa, na Segunda Guerra Mundial.

Nesta segunda-feira, 22 de abril, a Força Aérea Brasileira (FAB) está celebrando mais um Dia da Aviação de Caça, data em que relembra feitos históricos do 1º Grupo de Aviação de Caça durante sua atuação na Segunda Guerra Mundial. 

Há exatos 79 anos, o 1º GAvCa realizou enormes esforços para impedir a retirada das tropas alemãs no Vale do Rio Pó, que estavam recuando para reorganizar suas forças para um eventual contra-ataque. Para isso, toda a Força Aérea Aliada, incluindo o grupo brasileiro, montou uma intensa campanha de ataque, resultando num impressionante número de surtidas de combate para todas as unidades envolvidas. 

No caso do Senta a Púa – o grito de guerra do Esquadrão Jambock da FAB – a missão como um todo foi ainda maior: o esquadrão brasileiro sofria com a falta de recompletamento, exigindo mais esforços de pilotos e mecânicos. Segundo o portal Jambock, do historiador Vicente Vasquez, “foram realizadas 11 missões com 44 saídas. Isso significa que os pilotos do 1º GAvCa realizaram mais de uma missão naquele dia, num esforço sobre-humano para cumprir as missões atribuídas ao grupo.” 

FAB usou o caça-bombardeiro P-47 Thunderbolt na Segunda Guerra Mundial.
FAB usou o caça-bombardeiro P-47 Thunderbolt na Segunda Guerra Mundial.

No fim do dia, o saldo, de acordo com documentos consultados por Vasquez: destruição ou imobilização de 97 transportes a motor, 35 veículos à tração animal, um parque de viaturas e 14 edifícios ocupados pelo inimigo, avariando outros 17 veículos a motor, uma ponte de barca e uma ponte rodoviária, atacando ainda outras 4 posições militares. 

A missão, porém, teve uma perda, na forma do 2º Ten. Av. Marcos Eduardo Coelho de Magalhães, que foi abatido pela antiaérea alemã. Ele sobreviveu, mas ferido, sendo feito prisioneiro pelos inimigos até o final da guerra em maio. 

Ainda assim, a atuação dos aviadores brasileiros foi hercúlea. Por suas ações no 22 de abril, o 1º Grupo de Aviação de Caça foi recomendo a receber a Presidential Unit Citation (PUC), uma comenda do governo dos Estados Unidos, “concedida a unidades dos serviços uniformizados dos Estados Unidos, e de países aliados, por heroísmo extraordinário em ação contra um inimigo armado.”

Por razões desconhecidas até hoje, a PUC só foi entregue ao Senta a Púa 41 anos depois, em 22 de abril de 1986, na Base Aérea de Santa Cruz (RJ). Sede do 1º GAvCA, a base carioca também recebe a tradicional Reunião da Aviação de Caça (RAC), onde esquadrões de caça do Brasil inteiro se reúnem para manter viva a memória dos pilotos e mecânicos que carregaram a bandeira brasileira contra o julgo nazifascista. 

Confira abaixo o vídeo produzido pela FAB para celebrar o Dia da Aviação de Caça. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Aviação de caça, fab, Segunda Guerra Mundial, Senta a Púa