Na tarde desta quinta-feira, dia 9 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do seu Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizará a inauguração do Projeto LANDELL – a nova era das Comunicações Aeronáuticas no espaço aéreo continental brasileiro.

Fruto de um projeto do Programa SIRIUS Brasil, a ferramenta de comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo por enlace de dados, CPDLC, será inaugurada simultaneamente nos Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III e IV), respectivamente no Recife (PE) e em Manaus (AM).

A ativação concentra-se em setores específicos das Regiões de Informação de Voo (FIR) de Belém e de Recife, controladas pelos Centros de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ) e Recife (ACC-RE)  e trará grandes benefícios para as comunicações, como a complementação do atual sistema VHF por meio do uso de link de dados entre sistemas de bordo e terrestre acima do nível de voo 245, permitindo, ainda, o incremento da segurança operacional, reduzindo falhas de entendimento nas comunicações aeronáuticas ao disponibilizar um meio sem ruídos ou interferências.

A cerimônia de inauguração contará com as palavras do diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, do chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE), Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim e dos comandantes dos CINDACTAs III e IV, respectivamente Coronel Aviador Edson Luiz Vieira Neto e Coronel Aviador Alexander Santopietro de Sousa.

O primeiro a utilizar o sistema foi um Airbus A350 da Iberia (EC-NBE), que está cumprindo um voo de Santiago para Madri. Veja o rastreamento do voo Clicando Aqui.

 

Via: DECEA

DEIXE UMA RESPOSTA