Advertisement

FAB: Esquadrão Pampa atinge as 100 mil horas de voo com o F-5

FAB Caça F-5 Canoas Rio Grande do Sul

Na mesma semana em que completa 77 anos, o 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, o Esquadrão Pampa, atingiu uma importante e histórica marca: 100 mil horas de voo com os caças F-5 Tiger II. O marco, alcançado nesta segunda-feira (18) foi celebrado pela unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) na sua sede, a Base Aérea de Canoas (RS). 

Para comemorar, o ‘Catorze’ fez um voo especial com cinco caças F-5. Liderando a formação, o F-5FM de dois assentos era tripulado pelo comandante do esquadrão, Tenente-Coronel André Navarro de Lima, que dividiu a nacele com o comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro Vincent Dang. Segundo a força aérea, as 100 mil horas de F-5 do Pampa é uma evidência do compromisso e da dedicação do efetivo da unidade a serviço do Brasil.

“Neste momento, o Esquadrão Pampa atinge a notável marca de 100 mil horas voadas em aeronaves F-5. Este feito ímpar foi possível graças ao esforço e dedicação de todos, pilotos, mantenedores, controladores e apoio administrativo, de ontem e de hoje, que, com seu trabalho, muitas vezes silencioso, fizeram e fazem deste Esquadrão o que ele é. E que venham muitas mais horas voadas pelo 1º/14º GAV. À Caça! Pampa!”, celebrou o Ten-Cel Navarro pelo rádio. 

Esquadrão celebrou 100 mil horas com o F-5 em voo especial. Foto: Coronel Biasus/FAB.
Esquadrão celebrou 100 mil horas com o F-5 em voo especial. Foto: Coronel Biasus/FAB.

Após o pouso, os pilotos foram recebidos pelo Comandante da base de Canoas, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues; pelo efetivo do Esquadrão Pampa; por familiares; pela Banda de Música da BACO e por admiradores da aviação.

Saiba mais: o dia em que um F-5 da FAB atropelou uma vaca 

Durante a recepção, o Major-Brigadeiro do Ar Dang expressou sua alegria. “Gostaria, primeiramente, de agradecer ao Tenente-Coronel Aviador Navarro por ter me concedido a oportunidade ímpar de, após vinte cinco anos do meu último voo de F-5, retornar ao cockpit deste caça fantástico. Isto me trouxe uma oxigenação e um rejuvenescimento que, para mim, não tem preço. Ainda mais considerando essa situação especial, um feito histórico para o 1°/14° Grupo de Aviação, quando atingiu a marca expressiva de 100 mil horas de F-5, que deve ser dedicada a todos os integrantes desta Unidade Aérea, de ontem e de hoje, Oficiais, Graduados e Praças, os quais contribuíram para a consecução deste momento”, destacou o Major-Brigadeiro Dang.

Para registrar a marca, os comandantes do V COMAR, da base aérea e do Catorze descerraram o monumento das 100 mil horas de F-5, em frente ao hangar que abriga o esquadrão. A peça representa a mesma bolacha usada pelo comandante e oficial de operações do esquadrão. 

Esquadrão Pampa opera o caça F-5 desde 1976 e completou 100 mil horas de voo com o avião em 2024. Foto: Esquadrão Pampa/Divulgação.
Esquadrão Pampa da Base Aérea de Canoas opera o caça F-5 desde 1976 e completou 100 mil horas de voo com o avião em 2024. Foto: Esquadrão Pampa/Divulgação.

F-5 de Canoas

A história dos Tigres gaúchos começa em novembro de 1976, quando o Pampa recebeu seus 12 primeiros F-5E, aeronaves do 1º lote adquiridas novas de fábrica pela FAB. A partir daí, começa a contagem de horas de voo que atingiu o expressivo número hoje.

Em 1988 a Aeronáutica adquiriu um lote de caças F-5E/F usados da Força Aérea dos EUA. Todas as 26 aeronaves foram enviadas ao Pampa, que por muito tempo ficou voando os ex-aggressors, até o início dos trabalhos de modernização. O Pampa foi o esquadrão escolhido para implantar os ‘novos’ F-5, recebendo o primeiro avião atualizado em setembro de 2005.

A modernização deu uma enorme sobrevida ao pequeno caça norte-americano, que permanece atuando na proteção do espaço aéreo brasileiro. Hoje, é impossível falar de F-5 no Brasil sem mencionar o Esquadrão Pampa de Canoas!

Com informações da FAB

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Esquadrão Pampa, F-5, fab